Videoreportagem discute os pré-requisitos para se fazer a cirurgia bariátrica
Ao longo dos últimos 30 anos, o Brasil deixou para trás índices históricos de desnutrição para ocupar lugar de destaque no ranking mundial da obesidade, cuja incidência dobrou em todo o planeta nesse mesmo período.
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que o sobrepeso já atinge 50% da população maior de 20 anos — aproximadamente 65 milhões de pessoas.
Como reflexo dessa epidemia, o número de cirurgias bariátricas realizadas em hospitais vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS) aumentou quase 800% entre 2001 e 2010. Em unidades particulares, o crescimento registrado na última década é menor, cerca de 300%. O número absoluto de procedimentos, entretanto, supera em 13 vezes o do SUS, deixando o país, com 64,4 mil cirurgias realizadas no ano passado, atrás apenas dos Estados Unidos, onde 300 mil intervenções são feitas anualmente.
Para esclarecer melhor as dúvidas de homens e mulheres sobre o tema, o projeto Momento Saúde entrevistou o médico e cirurgião do aparelho digestivo Jacob Rego de Miranda.
O Momento Saúde produz videoreportagens especiais para veiculação exclusiva no portal da Santa Casa de Maceió.
Deixe uma resposta