Quimioterapia: Santa Casa de Maceió ocupa o 44º lugar em ranking nacional
Na área de quimioterapia a Santa Casa de Misericórdia de Maceió (SCMM) também lidera o ranking de hospitais que mais atenderam pacientes pelo Sistema Único de Saúde em 2011.
Dos quatro hospitais credenciados pelo Ministério da Saúde, a instituição filantrópica realizou quase 69% das aplicações de quimioterapia em Alagoas totalizando 15.253 sessões em pacientes.
Em seguida, aparecem na lista o Hospital Universitário (15,57% e 3.462 aplicações); Hospital Afra Barbosa, do município de Arapiraca (14,52% e 3.228 aplicações); e Hospital do Açúcar (1,3% e 288 aplicações).
Os investimentos da Santa Casa de Maceió na ampliação e modernização do Centro de Oncologia Professor Lourival Costa permitiram aumentar o número de sessões de quimioterapia em Alagoas, além de garantir um maior conforto para a clientela do SUS.
Como na radioterapia, também na quimioterapia importantes complexos oncológicos do País atenderam menos pacientes que a Santa Casa de Maceió (44º no ranking nacional).
É o caso do Hospital Femina, do Rio Grande do Sul, que ficou em 94º lugar com 8.682 sessões de quimioterapia, quase a metade do que produziu a Santa Casa de Maceió. (ver infográfico)
Na lista, destaque também para o comparativo com o Hospital A.C. Camargo, que manteve o 139º lugar com 5.813 sessões. Por fim, outro gigante da saúde brasileira, o Hospital de Clínicas da Universidade de São Paulo (USP), que estacionou na 175º colocação com 3.836 sessões.
“Esta comparação é importante para que todos nós possamos conhecer a contribuição da Santa Casa de Maceió junto ao SUS no cenário nacional”, finalizou Humberto Gomes de Melo.
Deixe uma resposta