Santa Casa de Maceió abre processo eleitoral para a Cipa
A Santa Casa de Maceió abriu inscrições para o pleito que escolherá os novos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa). Os candidatos poderão inscrever-se no Setor de Segurança do Trabalho até o dis 19 de junho, já que a eleição ocorrerá no dia 28 no acesso da Recepção Geral da instituição.
“Em cada pleito inscrevem-se uma média de 35 colaboradores, que concorrem às 15 vagas reservadas aos trabalhadores na Cipa, sendo oito titulares e sete suplentes”, disse o engenheiro do Trabalho, José Augusto (foto, em primeiro plano). Os outros 15 membros da Cipa, assim como o presidente da comissão, são indicados pelo provedor da instituição, conforme prevê a lei. “O mais votados dentre os trabalhadores inscritos escolhem entre si quem assumirá a vice-presidência da Cipa”, acrescentou Augusto, responsável pela área de Segurança do Trabalho da Santa Casa.
A Cipa é uma comissão formada por representantes do empregador e dos empregados, que tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho. Segundo a Norma Regulamentadora n° 05, a NR-05, "devem constituir CIPA e mantê-la em regular funcionamento as empresas privadas, públicas, sociedades de economia mista, órgãos da administração direta e indireta, instituições beneficentes, associações recreativas, cooperativas, bem como outras instituições que admitam trabalhadores como empregados".
Os cipeiros, como são chamados informalmente os membros da Cipa, recebem capacitação visando conhecer o conteúdo da NR5, formação e estrutura da CIPA, tipos de riscos de saúde e segurança ocupacional, leitura de mapas de risco, identificação e correção de riscos para a saúde do trabalhador, dentre outros. “Enfim, deve ser um multiplicador das campanhas e informações que visem a prevenção de acidentes de trabalho”, finalizou José Augusto.
Deixe uma resposta