Idosos: maioria dos acidentes ocorrem no quarto à noite

Ortopedista e cirurgião de quadril Hilton Barros

Por ser uma doença assintomática, o diagnóstico da osteoporose é realizado, muitas vezes, depois de uma fratura causada por queda, daí a importância em se evitar este tipo de acidente, alerta o ortopedista e cirurgião de quadril Hilton Barros. Mas há outras formas de descobrir a presença da osteoporose de maneira simples e indolor.
Diferente do que pensa a grande maioria, o local onde homens e mulheres acima dos 60 anos mais se acidentam não é a rua, o shopping ou o calçadão do comércio. Pasmem(!), é a própria residência do idoso.
E pior, a maior prevalência de acidentes domésticos ocorre no quarto e à noite. Conforme explica Hilton Barros, a ida ao banheiro durante a noite em meio ao sono é o cenário ideal. Considerando os efeitos do sono, a penumbra do ambiente (nem sempre a luz de cabeceira é suficiente para iluminar o local), os anteparos e a distância no caminho até o banheiro formam a receita perfeita para um acidente.
Por isso é importante preparar a casa para evitar quedas colocando, pisos antiderrapantes, iluminando ambientes e barras em locais estratégicos, como escadas e banheiros. Deve-se evitar, na medida do possível, tapetes, degraus, mesas de centro e quaisquer mobílias ou objetos de decoração nas áreas de circulação.
“E importante enfatizar que uma queda no idoso não chega a ser uma sentença de invalidez. Atualmente utilizamos modernos procedimentos cirúrgicos menos agressivos e mais eficientes, que permitem o retorno do paciente a sua rotina diária mais rapidamente”, disse Hilton Barros.
A densitometria óssea é o melhor exame para identificar a osteoporose em sua fase inicial. Mulheres que entraram na menopausa e homens acima de 70 anos devem realizar o exame de forma preventiva. Pacientes que apresentem fatores de risco também. Entre eles estão os usuários crônicos de corticoide, tabagistas, além dos portadores de atrite reumatoide ou de mielona múltiplo.
Descartadas outras patologias, como o hiperparatiroidismo, e confirmado o diagnóstico de osteoporose, inicia-se o tratamento do paciente com medicamentos e suplementos vitamínicos que ajudem na fixação de cálcio nas estruturas ósseas, recompondo os níveis do mineral e evitando perdas pela natural absorção pelo organismo.
O tratamento inclui também exposição ao sol, atividades físicas para reforçar a musculatura e aumentar a massa óssea. Caminhadas, corridas, pilates e musculação são os mais indicados. Já atividades na água, como a hidroginástica, melhoram o bem estar, equilíbrio e aliviam dores musculares, apesar de não terem ação específica no aumento da massa óssea.