Notícias

Confira as últimas notícias e novidades

Mulheres já padecem de câncer de pulmão tanto quanto os homens

Há cerca de 30 anos, a incidência de câncer de pulmão era quatro vezes maior no sexo masculino que no feminino. Após a 2ª Guerra Mundial, as mulheres desenvolveram o hábito de fu-mar e aí começaram a apresentar patolo-gias até então quase exclusivas do sexo o-posto. Assim, doenças como o carcinoma de pulmão, a DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica), o infarto do miocárdio, o derrame cerebral entre outras, começaram a ser cada vez mais diagnosti-cadas em mulheres. Surpreendentemente, nos dias atuais, elas têm tanto câncer de pulmão quanto os homens.
Em 2011, segundo o Registro Hospitalar de Câncer do Ministério da Saúde, foram diagnosticados em Alagoas 93 casos novos de carcinoma brônquico, dos quais 45 eram mulheres e 48 homens, com uma nítida predominância em pessoas com idade entre 45 e 69 anos.
Por outro lado, a estimativa de novos casos neste mesmo ano, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), era de 180 pacientes. Isso mostra que foram diagnosticados apenas a metade dos pacientes previstos. "Os demais sequer tiveram a chance de entrar em algum regi-me terapêutico por falta de diagnóstico, certamente morrendo à míngua sem qualquer chance de um tratamento digno", lamenta o cirurgião torácico Ar-tur Gomes Neto.
O fumo é responsável por 90% dos casos de câncer de pulmão, 5% pelo simples convívio com fumantes e o restante de outras causas, tais como a poluição am-biental. "Os efeitos da fumaça do cigarro nos pulmões são duradouros. Se todos ta-bagistas deixassem de fumar hoje, o apa-recimento de novos pacientes com câncer no pulmão não reduziria nos próximos 20 anos", destaca o especialista.

Câncer de pulmáo
O carcinoma brônquico é silencioso, traiçoeiro, não mostra suas garras mortais no início da doença, fase em que pode ser facilmente curável. Cerca de 70% dos casos em estágio precoce podem ser curados com a cirurgia, enquanto que menos de 1% estarão vivos em cinco anos nos estágios tardios.
"Infelizmente, quase a totalidade dos pacientes (80%) que recorrem ao Serviço de Pneumologia e Cirurgia Torácica da Santa Casa de Maceió chegam ao consultório com a doença em estágio avançado, onde a cirurgia – único método que pode garantir a cura – não pode ser realizada", afirmam os cirurgiões torácicos Artur, Frederico e Wander.

Convite
"Em maio, mês em que foi instituído o Dia Mundial Sem Tabaco (31) – a Santa Casa de Maceió conclama a todos os fumantes para que reflitam sobre os males desse mal terrível que é fumar. Nós faremos parte dessa reflexão durante todo o mês, sempre aos domingos, com uma série de reportagens sobre o flagelo do tabagismo. Já temos câncer demais!", desabafa Artur Gomes Neto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Por favor, escolha a área que deseja conversar para que possamos lhe atender.
//
Consultas e Exames
Fale com nossos atendentes
Marcação de Consultas e Exames