Provedor emociona-se ao relatar conquistas em dez anos de gestão na Santa Casa de Maceió

Provedor Humberto Gomes de Melo

Ao comemorar dez anos de gestão à frente da Santa Casa de Maceió, o provedor Humberto Gomes de Melo fez um balanço das principais conquistas de sua administração na solenidade de posse dos 50 novos irmãos da Irmandade da Santa Casa de Maceió. O evento ocorreu no Radisson Hotel Maceió em café da manhã promovido nesta sexta-feira (26), às 8 horas.
Num cenário onde mais de 2 mil Santas Casas e hospitais filantrópicos brasileiros acumulam dívidas que ultrapassam R$ 11,8 bilhões, a Santa Casa de Maceió tornou-se, exemplo de excelência administrativa, autosustentabilidade financeira, profissionalismo gerencial, humanização na assistência, qualificação de talentos, além de modernização de infraestrutura física, tecnológica, de suprimentos e logística entre outros.
O esforço para modernizar a Santa Casa de Maceió em tantas frentes, tendo como base o equilíbrio de receitas, despesas e investimentos, pode ser comprovado por meio da linha do tempo (ver infográfico) que reúne algumas das principais realizações da gestão do provedor Humberto Gomes de Melo.
O provedor Humberto Gomes de Melo emocionou-se com o atual momento histórico vivenciado pela Santa Casa de Maceió, que inclui conquistas recentes e igualmente históricas, como a certificação da Santa Casa de Maceió como Hospital de Ensino pelos ministérios da Saúde e da Educação.
Apesar de já desempenhar ações na área de ensino e pesquisa, o reconhecimento formal pelo poder público demorou 40 anos para tornar-se realidade. Outra importante conquista, confirmada esta semana, foi o selo Hospital Amigo da Criança, concedido pelo Unicef e pelo Ministério da Saúde ao Hospital Nossa Senhora da Guia por atender aos dez passos da amamentação.
Na lista constam ainda a Acreditação Níveis 1 e 2 pelo Instituto Qualisa de Gestão/Organização Nacional de Acreditação; o reconhecimento da Anvisa como Hospital Sentinela; o Prêmio Sustentabilidade Financeira da revista Isto É Dinheiro entre outros.
No campo dos investimentos, o provedor Humberto Gomes de Melo elencou a Unidade Cônego João Barbosa Cordeiro, a Santa Casa de Maceió Unidade Farol; o Hospital Nossa Senhora da Guia; e a Unidade Docente Assistencial Rodrigo Ramalho. Na área internacional, destaque para a adesão da Santa Casa de Maceió ao programa de qualificação Acreditação Internacional Canadense, sendo a primeira Santa Casa do País a investir nesta certificação.