Dia Mundial do Idoso: nova unidade amplia assistência hospitalar especializada no público idoso
No Dia Mundial e Nacional do Idoso a Santa Casa de Maceió comemora a abertura da unidade Santa Ana e São Joaquim, especializada em geriatria e gerontologia. Desta forma, a instituição amplia os investimentos voltados para este importante segmento da sociedade.
A nova unidade funciona no complexo da Santa Casa de Maceió, no centro de Maceió, onde, até o início deste ano, eram atendidas as gestantes do Instituto da Mulher.
Com a transferência dos leitos obstétricos para a Santa Casa Farol, a nova unidade recebeu investimentos em infraestrutura física, entre elas a aquisição de leitos e colchões adequados para o conforto e saúde do idoso. Também vem sendo investido em educação continuada, como a qualificação da equipe multidisciplinar.
Hoje a unidade Santa Ana e São Joaquim possui uma equipe formada por geriatras, enfermeiras, fisioterapeuta, fonoadiólogo, terapeuta ocupacional, psicólogo, assistente social, nutricionista e farmacêutico. O grupo reúne-se todos os dias, nas primeiras horas da manhã, para discutir as condutas e as prioridades dos pacientes internados nos 18 leitos da unidade. Além disso, toda equipe, incluindo a equipe de enfermagem, vem participando de um curso de atualização para a padronização de condutas junto ao paciente e acompanhantes.
“Oitenta por cento dos nossos pacientes são idosos frágeis. Esse tipo específico de paciente apresenta características como ser polimedicado, ter sofrido queda nos últimos seis meses, ser portador de doença crônica em fase grave entre outros fatores comuns”, disse Helen Arruda, reafirmando o foco da unidade nos cuidados ao idoso frágil.
Deixe uma resposta