ARTIGO: Santa Casa de Maceió é o primeiro hospital de Alagoas a integrar o time de excelência da Anahp

Francisco Balestrin, presidente da Associação Nacional dos Hospitais Particulares (Anahp)

A saúde é uma das atividades econômicas mais importantes no Brasil e no mundo, representando aproximadamente 9,2% do Produto Interno Bruto do País (PIB), segundo estatísticas da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O setor hospitalar tem papel fundamental neste cenário. Suas atribuições vão além da assistência médica curativa, para serem reconhecidos pela colaboração na prevenção de doenças, no ensino e na investigação científica. Não são raros os países que se tornaram referências internacionais pelas suas especializações médicas e conhecimentos científicos.

As instituições de saúde são ambientes complexos, que exigem investimentos constantes em tecnologia, qualidade e segurança do paciente. Sabemos, no entanto, que nem todos os hospitais no país dispõem desses requisitos.

Quando a Anahp – Associação Nacional de Hospitais Privados foi firmada, um dos objetivos da entidade era “promover a melhoria contínua e sistemática da qualidade dos serviços médico-hospitalares, estimulando a sua acreditação e buscando agregar à cultura brasileira a saúde como um valor maior”.

Quase 15 anos se passaram e esse ainda tem sido o princípio norteador da Associação. Para ser um hospital associado à Anahp, a instituição deve possuir uma das acreditações que comprove a excelência no atendimento – seja ela nacional, por meio da Organização Nacional de Acreditação em nível de excelência (ONA III), ou internacional, com a Joint Commission International (JCI), Accreditation Canada ou a National Integrated Accreditation for Healthcare Organizations (NIAHO).

Ainda pouco difundida no Brasil, cerca de 4% das instituições de saúde possuem algum tipo de acreditação hospitalar. Entre essas instituições acreditadas, 25% são associadas à Anahp. A Santa Casa de Misericórdia de Maceió é uma dessas entidades – acreditada pela ONA nível III – além de ser o primeiro hospital do estado de Alagoas e a primeira Santa Casa do Brasil a integrar o time de hospitais de excelência da Associação.

O Brasil é um país de proporções continentais e grandes desigualdades sociais. Algumas regiões carecem de atendimento básico de saúde e, por essa razão, entendemos que a Anahp tem um papel importante no desenvolvimento de iniciativas que promovam a qualidade da assistência médico-hospitalar. Assim sendo, em 2013, com o objetivo de conscientizar e estimular os hospitais sobre a importância da acreditação para a qualidade assistencial e segurança do paciente, a Associação lançou seu Programa de Incentivo à Qualificação, que consiste na criação de uma nova categoria de hospital membro, para as instituições que ainda não possuem a acreditação hospitalar exigida para ser um associado titular. É necessário, no entanto, que os novos parceiros tenham potencial para conquistar alguns dos selos que atestam o padrão de qualidade.

Essa iniciativa proporciona às instituições de saúde: conhecimento técnico e compartilhamento de melhores práticas assistenciais e indicadores de qualidade, a fim de incentivar os hospitais a se submeterem aos processos de acreditação, primando pela qualidade do atendimento e segurança do paciente.

Francisco Balestrin, Presidente do Conselho da Anahp