Congresso de cardiologia reúne especialistas de todo o país para discutir esporte e coração
O cardiologista Carlos Alberto Ramos Macias, presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia – seccional Alagoas – abriu na manhã deste quinta (13) o curso pré-congresso “SAVIC- Implementação à prática do diagnóstico e tratamento
da Insuficiência Cardíaca”.
O evento contou com a experiência dos médicos cardiologistas Manoel Canesin e Múcio Tavares de Oliveira, que sistematizaram procedimentos visando melhorar o manuseio da insuficiência cardíaca tanto no ambiente hospitalar quanto no consultório. O SAVIC (Suporte Avançado de Vida em Insuficiência Cardíaca) foi idealizado para ajudar a comunidade médica a rever conceitos e promover uma atitude padronizada de atendimento para esses pacientes.
Ao falar sobre a temática do 11º Congresso Alagoano de Cardiologia, aberto nesta quinta (13), no Hotel Jatiúca, e com encerramento previsto para o sábado (15), o presidente SBC-AL, Carlos Macias, frisou que a proximidade com as olimpíadas e a crescente participação de pessoas em corridas de ruas levantou, entre os médicos, a preocupação com os excessos neste e em outros tipos de esporte, onde pessoas sedentárias muitas vezes iniciam uma atividade física sem antes uma avaliação médica e uma preparação física desejável.
O congresso discutirá também assuntos relacionados à prevenção e ao tratamento da doença cardiovascular e a cardiologia no esporte. Entre os palestrantes convidados estão os professores Carlos Gun, de São Paulo; Décio Mion, de São Paulo; Gilson Feitosa, da Bahia; Manoel Canesin, do Paraná; e Salvador Serra, do Rio de Janeiro.
Cerca de 300 médicos e profissionais das áreas afins, além de estudantes participarão das dezenas de palestras, conferências. mesas-redondas, colóquios, discussão de casos clínicos e outras sessões. O evento também reserva espaço nobre para a apresentação da produção científica local. Mais informações no site da MEP Eventos.
Deixe uma resposta