Notícias

Confira as últimas notícias e novidades

Gestantes do SUS contam com parto humanizado no Hospital Nossa Senhora da Guia

Hospital Nossa Senhora da Guia, no Poço

Hospital Nossa Senhora da Guia, no Poço

Você já deve ter ouvido falar em parto humanizado. Mas, o que significa essa iniciativa, que virou lei em 2014 no Sistema Único de Saúde e vem sendo seguido à risca no Hospital Nossa Senhora da Guia?
Se antes a prioridade era checar a saúde do recém-nascido nos primeiros segundos de vida, hoje, no parto humanizado, o primeiro passo é o contato pele-a-pele da mãe com o recém-nascido, com o bebê encostado no abdômen ou no tórax da mãe. O corte do cordão umbilical, que antes era imediato, agora só pode ser feito após parar de pulsar. É o tempo necessário para que o bebê receba uma dose extra de ferro, evitando-se a anemia neonatal, icterícia etc.
A amamentação da criança na primeira hora de vida também é outra prioridade. “Nós precisamos estimular essa primeira mamada. Além de fornecer um aporte calórico para o bebê, a prática também acelera a descida do leite materno”, explica a enfermeira Lidiane Alves Gomes Rocha, lembrando que a unidade conquistou o selo Hospital Amigo da Criança do Unicef. Exame físico ou de profilaxia da oftalmia só são feitos após este primeiro contato.
Outro destaque importante no Hospital Nossa Senhora da Guia é a possibilidade de escolha do acompanhante e sua presença no parto, já adotada na unidade antes da nova lei entrar em vigor.
O parto humanizado envolve ainda o incentivo ao parto normal; a escolha da posição mais confortável; o estímulo às técnicas de alívio da dor (massagens, caminhada e exercícios com fisioterapeutas) e a redução de intervenções como a episiotomia (corte na região genital para facilitar a passagem do bebê) e a aplicação de ocitocina artificial.
Outro diferencial importante é o alojamento conjunto com o bebê e o amplo incentivo ao aleitamento materno exclusivo (eliminando-se chupetas e mamadeiras e disponibilizando fórmulas infantis apenas sob prescrição médica).
Os números comprovam o empenho da equipe do Hospital Nossa Senhora da Guia no estímulo ao parto humanizado. Se no passado as cesarianas eram mais recorrentes, em 2015 o parto normal representou 61% dos procedimentos contra 39% do parto cesáreo, com forte tendência à redução ainda mais substancial das cesarianas, tendo em vista que em dezembro último apenas 34% foram cesáreas e 66% normal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Por favor, escolha a área que deseja conversar para que possamos lhe atender.
//
Consultas e Exames
Fale com nossos atendentes
Marcação de Consultas e Exames