Mídia repercute certificação internacional da Santa Casa de Maceió
A certificação internacional Qmentum, conferida à Santa Casa de Maceió pelo Canadian Council on Health Services (CCHSA), ganhou as manchetes da mídia impressa, televisiva e virtual em veículos de comunicação como o G1, portal de notícias do grupo Globo, e os principais jornais alagoanos, como a Gazeta de Alagoas, diário de maior circulação do Estado.
Confira a reportagem veiculada no G1 clicando aqui. e a reportagem da Gazeta de Alagoas a seguir:
RECONHECIMENTO. Instituição é a primeira, entre os 168 hospitais da rede, a receber esse título
Santa Casa recebe nova certificação internacional
Certificadode Acreditação na condição Diamante, de excelência em segurança e qualidade de gestão e serviços, coloca hospital na dianteira na área de saúde
Por: FÁTIMA ALMEIDA – REPÓRTER
Profissionais e gestores da Santa Casa de Misericórdia de Maceió encerram o ano de 2016 com um bom motivo para comemorar. A instituição recebeu, na sexta-feira, o certificado internacional de Acreditação na condição Diamante de excelência em segurança e qualidade de gestão e serviços.
O título, instituído pelo Programa de Acreditação Internacional do Canadá, é conferido a instituições de saúde mediante criteriosa avaliação dos processos de gestão e assistência, tendo como parâmetro as melhores práticas mundiais.
A Santa Casa de Maceió é a primeira, entre os 168 hospitais da rede em atividade em todo o país, a receber essa certificação, entregue pela cônsul do Canadá, Anouk Bergeron-Laliberté e pelo CEO do Instituto Qualisa de Gestão, Rubens José Covello, durante a festa de confraternização anual dos médicos e colaboradores da instituição.
Na avaliação são ouvidos profissionais e pacientes, em quesitos como segurança; comunicação; uso de medicamentos; prevenção e controle de infecção; ambiente de trabalho e avaliação de risco.
De acordo com Rubens Covello, o Acreditação é o processo de certificação que as organizações de saúde utilizam para avaliar e implementar a segurança dos serviços prestados ao paciente, como a capacidade de identificar, antecipadamente, quais são os riscos possíveis durante um atendimento e estimular a melhoria contínua dos processo internos, a fim de evitar que esses riscos se potencializem e se concretizem.
“Na prática, significa que a Santa Casa de Maceió pratica excelência nos seus processos de gestão e atendimento”, diz Covello. Segundo ele, toda a avaliação é feita com foco no paciente, na comunidade e nos processos de gestão.
Para o provedor da Santa Casa, Humberto Gomes, a certificação internacional Acreditação deve ser orgulho não só para a instituição, mas para o Estado. “Somos a primeira no Brasil. E essa certificação não se refere apenas a um setor isolado da gestão. É resultado de um todo”, diz ele.
Humberto Gomes destacou que entre 203 hospitais de ensino no País, credenciados pelo MEC, apenas 12 têm um dos níveis de Acreditação Nacional, e apenas duas – A Santa Casa de Maceió e o Hospital AC Camargo, de São Paulo – têm a Acreditação Internacional.
“O bom é ver o reflexo de tudo isso na satisfação dos nossos profissionais que fazem o corpo clínico da Santa Casa de Maceió e dos nossos pacientes, pela qualidade e segurança dos serviços que prestamos. Temos um dos mais baixos índices de infecção hospitalar do país”, diz Humberto Gomes.
Segundo ele, desde 2007 a Santa Casa vem galgando, gradativamente, os caminhos de certificações nacionais, até chegar, onde chegou. Em 2013, conquistou a Certificação de Excelência Nacional, passo importante para a conquista internacional concretizada ontem.
Os próximos passos? “Continuar avançando em qualidade de serviço e gestão, focando na redução de riscos hospitalares e no bom atendimento”, diz.
Deixe uma resposta