Notícias

Confira as últimas notícias e novidades

“Se não estivermos preparados para lidar com as arboviroses teremos sérios problemas”

Aline Ranzolin (Grupo de Estudos da Sociedade Brasileira de Reumatologia) e a bióloga Flávia Barreto (Fiocruz)

Aline Ranzolin (Grupo de Estudos da Sociedade Brasileira de Reumatologia) e a bióloga Flávia Barreto (Fiocruz)

Imagine 100 mil maceioenses convivendo com dores crônicas incapacitantes, que chegam a impedir ações simples como vestir uma roupa ou escovar os dentes. Imagine esses pacientes procurando ajuda nos serviços públicos e privados de saúde. “Se os médicos e profissonais de saúde não estiverem preparados para lidar com doenças como a chikungunya teremos sérios problemas”, alertou o reumatologista Georges Basile Christopoulos, presidente nacional da  Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR).

Visando preparar médicos e profissionais de saúde para a epidemia de chikungunya que se aproxima, a Santa Casa de Maceió promoveu o 2º Ciclo de Arboviroses em parceria com a SBR e Sociedade Alagoana de Reumatologia (SAR).

No encontro, a bióloga Flavia Barreto dos Santos, pesquisadora Fundação Osvaldo Cruz, e a reumatologista Aline Ranzolin, do Grupo de Estudos da Febre Chikungunya da Sociedade Brasileira de Reumatologia, compartilharam os números mais recentes que envolvem a tríade “dengue-zika-chikungunya”, com foco nesta última.

Lançando mão de dados do Ministério da Saúde, Flávia Barreto informou que no ano passado 159 pessoas vieram à óbito no País e mais de 263 mil foram infectadas pela chikungunya. Porém, segundo especialistas como Celso Tavares, este número é sete vezes maior, ou seja, ao menos 1,8 milhão foram infectados pela chikungunya somente em 2016.

Já Aline Ranzolin apresentou o recém concluído consenso (documento) da Sociedade Brasileira de Reumatologia com recomendações sobre o diagnóstico e tratamento da chikungunya. “São 25 recomendações debatidas por reumatologistas – baseadas em evidências brasileiras e em estudos estrangeiros – a serem entregues ao Ministério da Saúde para orientar os profissionais de todo o país” disse Ranzolin.

O evento foi realizado no Centro de Estudos da Santa Casa de Maceió e foi articulado pela Gerência de Riscos e Práticas Assistenciais e de Ensino e Pesquisa da Santa Casa de Maceió.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Por favor, escolha a área que deseja conversar para que possamos lhe atender.
//
Consultas e Exames
Fale com nossos atendentes
Marcação de Consultas e Exames