Notícias

Confira as últimas notícias e novidades

Santa Casa de Maceió é o 5º centro do País a receber novo acelerador linear

O radioterapêuta Marcos Davi agradece ao ministro da Saúde, Ricardo Barros, a chegada do novo equipamento que vai ampliar em 40% os serviços aos pacientes

Quinta instituição no país a receber do Ministério da Saúde um acelerador linear, a Santa Casa de Maceió inaugurou, na quarta-feira (26), o equipamento que será usado no tratamento de pacientes com câncer. A máquina, que deve entrar em funcionamento nos próximos 30 dias, é uma das 100 que fazem parte do Plano Nacional de Expansão de Radioterapia do governo federal.

O hospital, que atendeu todas as exigências do Plano, foi um dos selecionados após levantamento do Ministério da Saúde. Na Santa Casa de Maceió, este será o terceiro acelerador linear da unidade de saúde. O equipamento tem capacidade para realizar 43 mil sessões de radioterapia por ano, aumentando a capacidade de atendimento em 600 pacientes por mês.

Na solenidade, o provedor da Santa Casa de Maceió recebeu o ministro da Saúde, Ricardo Barros, e Humberto Izidoro, presidente da Varian no Brasil, empresa responsável pela fabricação do equipamento. “Somos a única Santa Casa do Brasil a ter Acreditação Internacional e não poderíamos ficar de fora desse plano extraordinário de Expansão da Radioterapia. Isso significa o tratamento de um número maior de pacientes novos que serão atendidos aqui, não só de Maceió, mas de todo estado de Alagoas. O momento é de agradecimento ao Ministério da Saúde e a toda nossa equipe que venceu as barreiras nos tirando da 137ª colocação para a 5ª”, destacou.

Com o equipamento, o atendimento em radioterapia na unidade, será ampliado em até 40%. O Ministério da Saúde investiu R$ 4,6 milhões na compra do equipamento e construção do bunker (espaço destinado para instalação do aparelho). “Ficamos felizes que a Santa Casa, um hospital de excelência, foi ágil e é uma das primeiras instituições a receber e inaugurar o equipamento. Isso nos permite ampliar os serviços para o tratamento de câncer”, disse o ministro da Saúde, Ricardo Barros. Inicialmente, a programação federal era de que 80 máquinas seriam instaladas em hospitais pelo Brasil, mas outros 20 equipamentos serão distribuídos.

Para o diretor médico da Santa Casa de Maceió, Artur Gomes Neto, o novo acelerador reforça o crescimento da instituição. “Já dispomos de outros aparelhos, e a chegada desse novo acelerador representa um upgrade no nosso arsenal de radioterapia. Ele veio para atender nossas expectativas de crescimento e de qualidade no atendimento ao paciente, que será realizado com mais segurança e menos complicações. A população alagoana vai ser ainda mais beneficiada com essa ação do Ministério da Saúde”.

Membro da Irmandade da Santa Casa de Maceió, o diretor executivo da TV Gazeta, Luiz Amorim destacou os benefícios que os alagoanos terão com a chegada do novo acelerador. “A força empreendedora e o dinamismo do nosso provedor e de toda sua equipe trouxe um grande avanço para toda a população alagoana que depende desse tipo de serviço. Sem dúvida, é mais uma conquista da nossa provedoria. Eu, na condição de irmão, fico muito satisfeito em ver que os pacientes terão acesso a um serviço de primeira classe, não apenas os privados, mas os atendidos pelo SUS”, disse.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Por favor, escolha a área que deseja conversar para que possamos lhe atender.
//
Consultas e Exames
Fale com nossos atendentes
Marcação de Consultas e Exames