Nefrologia promove ações de alerta para a doença renal crônica
Existe um inimigo oculto que afeta cerca de 195 milhões de mulheres em todo o mundo e atualmente é a 8ª causa de mortalidade nesta população. São cerca de 600 mil mortes por ano, número que supera a população de Aracaju, por exemplo. Este inimigo silencioso chama-se doença renal crônica (DRC).
No mês dedicado à mulher – quando se celebra o Dia Internacional do Rim -, o Instituto de Nefrologia Ribamar Vaz, da Santa Casa de Maceió, promoveu uma programação especial de alerta à população sobra a saúde dos rins.
“A questão é que a maioria não tem conhecimento sobre a importância do cuidado com os rins e demora a iniciar o tratamento”, alerta a nefrologista Maria Carolina Santa Rita Lacerda, que atua na Santa Casa de Maceió.
Fechando a programação, a equipe do Instituto de Nefrologia Ribamar Vaz fez uma panfletagem educativa na recepção da unidade Diagnósticos Santa Casa. No início da semana, o grupo esteve no encontro do Grupo de Envelhecimento Ativo esclarecendo dúvidas sobre o cuidado com os rins também na terceira idade.
A nefrologista Maria Carolina Santa Rita Lacerda também concedeu entrevistas, que originaram matérias educativas dirigidas à população sobre a prevenção da doença renal crônica.
Deixe uma resposta