Trombo pode ser retirado usando stent e aspiração
No tocante a pacientes com obstrução das artérias de grande calibre, a equipe de especialistas da Santa Casa de Maceió vem realizando com êxito a trombectomia mecânica. A técnica desobstrui os vasos sanguíneos utilizando stent e o cateter de aspiração.
“Trata-se da mesma técnica realizada nos principais centros de AVC no mundo”, comentou Rodrigo Peres, coordenador da Neurorradiologia Intervencionista do hospital.
Esse tratamento é essencial em torno de 1/4 a 1/3 dos pacientes com AVC, que apresentam oclusão de uma grande vaso do cérebro e que têm um bom fluxo sanguíneo colateral.
“Essa modalidade de tratamento tem se mostrado bastante eficaz na recanalização das artérias de maior calibre e na redução das sequelas”, acrescentou o especialista Cícero Pacheco.
A trombectomia busca desobstruir a artéria e prevenir ou minimizar os danos ao tecido cerebral.
Confira como funciona a trombectomia
O radiologista intervencionista insere cateteres na virilha do paciente e percorre os vasos, guiado por imagem, até alcançar o trombo (coágulo).
Na trombectomia, o trombo pode ser removido usando um vácuo para aspiração ou cateteres de captura por stent.
A retirada endovascular de trombos pode ser realizada em alguns casos específicos, pois não são todos os pacientes que estão aptos a se submeter às trombectomias.
A indicação para esse procedimento deve ser realizada pelo neurologista e pelo neurorradiologista intervencionista.
Deixe uma resposta