Conheça as principais aplicações do novo sistema de videoartroscopia da Santa Casa
O primeiro paciente beneficiado com o sistema Synergy foi um homem diagnosticado com lesão no tendão do manguito rotador no ombro. Mas, a artroscopia atua também em luxações (deslocamento) no ombro, sutura em tendões, lesões ligamentares e lesões no menisco (joelho) entre outros.
“São cerca de 50 cirurgias por vídeo a cada mês”, comemora Antonio Alício, coordenador do Serviço de Ortopedia da Santa Casa de Maceió junto com sua equipe de especialistas.
A equipe atua em videoartroscopia do ombro e do cotovelo (os médicos Hélio Ribeiro, Humberto Barros e Felipe Porciúncula); em videoartroscopia do Joelho (Hed Wagner e Rogério Nascimento) e videoartroscopia do pé e tornozelo (Antonio Alício e Francisco Honório).
A videoartroscopia é um procedimento cirúrgico minimamente invasivo que permite olhar para o interior de uma articulação do paciente. O equipamento é uma haste do tamanho aproximado de um canudo com uma câmera na ponta.
A técnica permite ao médico olhar diretamente para as estruturas de dentro da articulação, como os ligamentos (tecido resistente que liga um osso ao outro), a cartilagem (tecido liso que cobre as extremidades dos ossos nas articulações) e outras estruturas.
“Este procedimento pode ser usado tanto para diagnosticar, quanto para realizar o tratamento de um problema articular, sendo mais comumente utilizado no joelho, ombro e tornozelo. A videoartroscopia pode ser feita no quadril, tornozelo, cotovelo e punho”, comentou o ortopedista e traumatologista Antonio Alício.
Deixe uma resposta