Mortes por coração em mulheres superam câncer
Com o envelhecimento da população e a mudança do estilo de vida, as doenças cardiovasculares passaram a liderar as causas de mortalidade feminina, ultrapassando patologias como o câncer de mama, útero e ovário.
De cada dez vítimas fatais no Brasil três são mulheres, sendo que há 50 anos esse número não chegava a 10%. Um dos principais motivos é a resistência em cuidar do coração regularmente. As mulheres já adotam uma rotina de realização de exames ginecológicos e de mama anualmente, mas quando o assunto é check-up cardiológico a frequência é bem menor.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças do coração são responsáveis por 1/3 de todas as mortes de mulheres no mundo. De acordo com levantamento da Sociedade Brasileira de Cardiologia, patologias como infartos, derrames e a hipertensão tiram a vida de quase 350 mil pessoas ao ano. Desse total, 1/3 (116 mil) são mulheres. Em 2015, segundo o Ministério da Saúde, 90 mil mulheres morreram de câncer, número menor que o de doenças cardiovasculares.
Deixe uma resposta