Santa Casa de Maceió realiza 1ª videotransmissão de cirurgia para Europa, Ásia e América Latina
O Serviço Avançado de Doenças Endovasculares da Santa Casa de Maceió realizou esta semana a primeira videotransmissão internacional ao vivo de um procedimento realizado no Serviço de Hemodinâmica do hospital.
O cirurgião endovascular Bruno Freitas interagiu por áudio e foi acompanhado por vídeo por centenas de especialistas espalhados na Europa, Ásia e América Latina.
“A Santa Casa de Maceió deu mais um passo para consolidar o seu papel como centro de referência e de formação em medicina endovascular. Agora, não mais restrito ao Brasil mas em interação e compartilhando sua expertise com o mundo”, considerou o especialista.
Trata-se de um projeto educacional único no Brasil na área endovascular. Especialistas de centros médicos e sociedades científicas de todo o mundo são notificados e participam de videoconferências com aulas e procedimentos realizados ao vivo via internet.
Nesta primeira transmissão realizada em Alagoas os especialistas acompanharam o caso de uma paciente com trombose severa difusa, que precisou ser operada em regime de urgência. O problema acometeu vasos do abdômen, pélvis e da perna, inclusive com risco de morte para a paciente.
O cirurgião Bruno Freitas adotou a trombectomia rotacional, que usa cateteres, balões e um dispositivo que perfura o trombo, o fragmenta e o aspira, tudo simultaneamente.
A técnica já é um avanço se comparado ao método inicial, que utiliza apenas balões e “stents” para “abrir” o vaso, mas sem retirar o trombo do organismo.
Para a paciente, o procedimento trouxe qualidade de vida e afastou o risco de óbito. Para os médicos, permitiu atualizar conhecimentos sobre a técnica, já realizada com êxito na Santa Casa de Maceió. Para o hospital alagoano, confirmou sua capacidade de poder contribuir para a formação e educação continuada de médicos ao redor do mundo.
Deixe uma resposta