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Santa Casa de Maceió promove segunda edição do Quality Day

Criado para apresentar as práticas assistenciais inovadoras que elevaram o patamar de segurança e de excelência da Santa Casa de Misericórdia de Maceió, a instituição promoveu, no último dia 1º de novembro, o II Quality Day. O tema discutido na mesa redonda foi o discutiu o Cuidado Centrado no Paciente. O encontro aconteceu no Centro de Estudos Professor Lourival de Melo Mota, Centro de Maceió.

Para o provedor da instituição, Humberto Gomes de Melo, o evento foi mais uma oportunidade de trabalhar, junto com os profissionais da casa, aquilo que já vem sendo feito há mais de dez anos. “Somos o primeiro hospital com Acreditação do estado, e no Quality Day tivemos a alegria te ter a presença de uma de nossas madrinhas para a conquista deste reconhecimento, Mara Machado, que esteve conosco desde a preparação e veio ver de perto uma nova Santa Casa de Maceió e trabalhar com o nosso pessoal os cuidados com o paciente”, destacou o gestor.

Durante a Mesa Redonda foram debatidos os seguintes subtemas: Como o envolvimento do paciente e da família pode melhorar o desfecho; Panorama das iniciativas e estratégias desenvolvidas no cenário mundial e no Brasil; Aplicação e resultados (case de aplicação nos hospitais que dirige); e Desafios e soluções: como organizar as equipes, gerenciá-las e entregar resultado?

Provedor Humberto Gomes de Melo no II Quality Day

Gerente da Divisão de Ensino e Pesquisa, a cardiologista Alyde Rivera destacou os pontos fortes do II Quality Day. “Tivemos três palestrantes de reconhecimento nacional e internacional que falaram sobre suas experiências nos temas escolhidos para o evento. Tivemos também a inscrição de trabalho e a realização de jogos interativos com os colaboradores da Santa Casa de Maceió, assim pudemos saber o que eles conheciam sobre a qualidade na assistência e a segurança do paciente”, disse.

Focadas no tema proposto para o evento, as palestrantes reforçaram a mensagem implantada pela instituição. “A Santa Casa de Maceió sempre é inovadora na forma de trazer a discussão sobre qualidade e segurança. No evento, discutimos uma questão básica dentro da nova estrutura dos serviços de saúde que é o cuidado centrado no paciente. É importante esse momento de discussão, pois estamos fazendo uma nova reflexão sobre o modelo de assistência e o hospital trouxe uma nova visão do que temos que ter no cuidado com a saúde”, destacou a palestrante Mara Machado, do Health Services Accreditadion (IQG).

Mesa redonda debateu temas relacionados ao cuidado centrado no paciente

Priscila Toledo, da Rede D’OR SãoLuiz, em São Paulo, também destacou a importância da discussão. “É um mega diferencial falar sobre o cuidado centrado no paciente, uma coisa que a gente esquece tanto de olhar para quem está dentro de um hospital e o que ele precisa. Trazer essa discussão é muito enriquecedor para a instituição”, disse a especialista.

Representando o Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, Elenara Ribas, falou sobre sua participação no evento. “O Quality Day é um evento muito importante, pois precisamos falar sobre o cuidado centrado no paciente. É um assunto que afeta todos nós, como cidadãos, como pessoas que um dia vamos usar o sistema de saúde. Trouxe minhas experiências no Ministério da Saúde, com quem trabalho, do Hospital Moinho de Bento, que represento, e comigo como paciente e profissional de saúde que acredita que o paciente tem que estar no centro do cuidado”, disse a palestrante.

Participam do evento médicos, conselhos de classe, gestores públicos, coordenadores de faculdades parceiras, operadoras e formadores de opinião. O evento contará com a apresentação dos trabalhos em banner e a apresentação oral dos melhores trabalhos.

De acordo com o diretor médico da Santa Casa de Maceió, Artur Gomes Neto, a intenção é manter o Quality Day no calendário anual da instituição. “Envolvemos todos os colaboradores da Assistência para que possam disseminar os objetivos da instituição de trabalhar com qualidade e segurança. Para isso trouxemos pessoas de altíssima qualificação para que esses conhecimentos sejam fortalecidos dentro de cada um que trabalha na Santa Casa de Maceió”, ressaltou o gestor.

Para a médica da Gestão da Qualidade, Ana Eliza Christopoulos, o evento cumpriu sua missão. “O foco do evento foi solidificar a cultura de segurança dentro da instituição. Tiramos um dia para pensar na qualidade da assistência que oferecemos ao nosso paciente. O balanço do II Quality Day foi bastante positivo. As palestrantes foram espetaculares, ficaram focadas no tema, o que trouxe grandes ensinamentos para todos os que fazem a santa Casa de Maceió.

 

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