Notícias

Confira as últimas notícias e novidades

Segundo Simpósio Alagoano de Medicina Hiperbárica reuniu especialistas de várias áreas

No dia 8 de outubro, a Santa Casa de Maceió promoveu o 2º Simpósio Alagoano de Medicina Hiperbárica. Direcionado a médicos de diversas especialidades, enfermeiros, profissionais de saúde e suporte ao paciente, além de estudantes de Medicina e Enfermagem em conclusão de curso, o evento foi realizado no Centro de Convenções do Hotel Intercity, na Ponta Verde.

Com 123 inscritos, o simpósio tratou sobre as “Novas Tecnologias e Inovações” com especialistas de diversas áreas. Para o ortopedista e médico do esporte, Ajax Caldas, apesar de a hiperbárica ser um tratamento antigo, no mundo esportivo ele é bastante recente. “Sua aplicação começou a se disseminar nos últimos três anos, quando atletas de alto rendimento passaram a externar a utilização da oxigenoterapia na recuperação de lesões musculares. Nomes famosos do futebol, como Neymar, Cristiano Ronaldo, Thiago Silva, e Hulk são alguns desses atletas”, destacou o especialista.

A médica Bianca Oliveira, diretora médica do Grupo Cicatrimed e da Hipermed, destacou a importância do evento. “Trabalho com cicatrização há mais de 15 anos e sou uma entusiasta do tratamento hiperbárico. Quem trabalha na área pode encontrar na internet várias informações sobre o seu uso, mas participar de eventos como esse simpósio fazem a diferença. Tivemos vários especialistas mostrando como a oxigenoterapia atua em suas áreas, e acredito que a hiperbárica no tratamento de feridas é uma possibilidade terapêutica fundamental”, disse a especialista.

Além de Ajax Caldas (ortopedista e médico do esporte) e Bianca Oliveira (diretora médica do Grupo Cicatrimed e da Hipermed), Bruno Freitas (cirurgião vascular), André Araújo (clínico intensivistas, nutrólogo e médico hiperbarista), Pedro Henry (diretor técnico da Hiperbárica Santa Casa e médico hiperbarista), Luiz Carlos (cirurgião plástico), Fernando Maia (infectologista e médico hiperbarista), e as enfermeiras Talitha Santos (especialista em prevenção de lesão e no tratamento avançado de feridas) e Sílvia Karla (enfermagem dermatológica) foram palestrantes no evento.

TRATAMENTO – Na Santa Casa de Maceió, a Oxigenoterapia Hiperbárica é utilizada para auxiliar no tratamento de infecções resistentes, feridas que não cicatrizam ou outras situações em que persista o sofrimento dos tecidos ou de órgãos. A Hiperbárica Santa Casa é a única em Alagoas a possuir uma câmara de alta tecnologia “multiplace”, ou seja, que permite o tratamento de nove pessoas simultaneamente em cada sessão. As sessões duram cerca de 90 minutos e são realizadas diariamente.

Pedro Henry, médico hiperbarista, reforça os benefícios da utilização da oxigenaerapia hiperbárica nos pacientes com os mais diversos tipos de patologias. “A medida que tem sido estudada em todo o mundo, suas aplicações têm sido ampliadas, pois hoje se analisa as fisiopatologias das doenças. Isso significa que esta tecnologia, que representa um incremento do aporte de oxigênio no organismo, provocando uma enxurrada na oxigenação, faz com que o gás chegue às células danificadas. Isso resulta em uma perspectiva de tratamento multiplicada e a oportunidade dos usos ampliada”, destacou o especialista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Por favor, escolha a área que deseja conversar para que possamos lhe atender.
//
Consultas e Exames
Fale com nossos atendentes
Marcação de Consultas e Exames