Notícias

Confira as últimas notícias e novidades

OMS alerta: em 2010 câncer matará mais que o coração

A Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou ontem que o câncer vai superar as doenças cardiovasculares como causa de mortes já em 2010 e reafirma que a principal razão ainda é o tabagismo – utilizado por 1,3 bilhão de pessoas – e ainda crescente em países em desenvolvimento.
Em 2007 ocorreram 12 milhões da casos novos de câncer e 5,6 deles foram em países em desenvolvimento.Ocorreram 7,6 milhões de óbitos pela doença, sendo que 4,7 milhões nos países em desenvolvimento.
O relatório da OMS informa que os casos de câncer dobraram entre 1975 e 2.000 e devem duplicar novamente entre 2000 2 2020. Em 2030, o câncer poderá matar 17 milhões de pessoas, contra os 7,6 milhões de pessoas que matou em 2007.
“Este rápido aumento dos casos de câncer representa um autêntico desafio para os sistemas de saúde do mundo”, afirmou o diretor da OMS, Peter Boyle (foto), acrescentando que “mais da metade dos casos e dois terços dos óbitos por câncer ocorrem nos países com renda baixa ou média”.
Em Alagoas, a pesquisa recebeu o endosso do oncologista Marcos Davi, chefe do Departamento de Oncologia da Santa Casa de Maceió, para quem o tabagismo já deveria ter sido proibido no País em todos os ambientes fechados. “O próprio fumo passivo é altamente prejudicial à saúde e poucas pessoas têm consciência disso”, completou.
Fumo e má alimentação – O consumo de cigarros, a dieta excessivamente rica em gordura e hábitos alimentares cada vez menos saudáveis favorecem o aumento de câncer. Esta combinação de fatores é responsável por 2/3 dos casos de câncer.
Se não forem adotadas medidas para conter este avanço, poderá haver 27 milhões de casos de câncer a cada ano no planeta até 2030 e outros 75 milhões vivendo com a doença durante os cinco anos seguintes a seu diagnóstico.
Neste ato, o ciclista Lance Armstrong, ganhador de set Tours de France e que venceu uma forma agressiva de leucemia declarou: “O controle do cigarro é o mais importante que podemos fazer para combate esta doença”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Por favor, escolha a área que deseja conversar para que possamos lhe atender.
//
Consultas e Exames
Fale com nossos atendentes
Marcação de Consultas e Exames