Vitoriosas: mulheres entre 40 e 69 anos são as principais vítimas do câncer de mama
Um novo caso de câncer de mama é diagnosticado a cada 24 segundos no mundo. A cada 68 segundos, uma mulher morre devido à doença. Mais da metade dos casos acontecem em países em desenvolvimento, como o Brasil, além disso, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é a maior causa de óbitos por câncer entre as mulheres, principalmente na faixa etária entre 40 e 69 anos.
Para alertar a sociedade sobre o avanço da doença, a Rede Feminina de Combate ao Câncer e a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama) promovem neste domingo (16) a primeira Caminhada das Vitoriosas no Nordeste. A caminhada terá início às 10h, com concentração a partir das 9h no Clube Alagoinha. A chegada será no Posto 7, na orla da Jatiúca. A iniciativa é realizada pelo IMAMA (Instituto da Mama do Rio Grande do Sul) há seis anos em Porto Alegre.
Para participar – A Caminhada das Vitoriosas é aberta à comunidade. Além das mulheres que enfrentaram a doença, o evento reúne familiares, amigos, profissionais da saúde e pessoas solidárias com a causa. Para contribuir e ganhar uma camiseta da Caminhada, basta doar R$ 5,00. Os interessados devem entrar em contato com a RFCC-AL, pelo telefone 82 2123-6228. Mais informações estão disponíveis no site www.mulherconsciente.com.br.
Femama – A Femama foi fundada em 22 de julho de 2006 na cidade de São Paulo, como uma associação civil sem fins econômicos, para influenciar a formulação da política pública nacional na saúde e campos afins. A entidade busca também a universalidade, integralidade e equidade na atenção à saúde da mama, no contexto da saúde integral e dos direitos plenos das mulheres brasileiras. Atualmente está presente em 17 estados brasileiros através das 34 ONG’s associadas.
PARCEIROS – A 1° Caminhada das Vitoriosas – Nordeste, realizada pela FEMAMA, recebe apoio da Novartis Oncologia e colaboração da Rede Feminina de Combate ao Câncer em Alagoas, Rede Feminina Nacional de Combate ao Câncer, Instituto da Mama do Rio Grande do Sul, Santa Casa de Misericórdia de Maceió e Sococo.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Santa Casa de Maceió
Deixe uma resposta