Santa Casa forma médicos residentes em Anestesiologia, Cirurgia Geral e Clínica Médica
A Santa Casa de Maceió formou esta semana a primeira turma de médicos residentes em Cirurgia Geral e em Anestesiologia e a terceira turma da Clínica Médica. “A presença dos principais executivos da instituição simboliza a importância que a entidade confere à Residência Médica”, resumiu o médico Helvio Chagas Ferro ao abrir o evento.
Prestigiaram a solenidade de formatura, o provedor Humberto Gomes de Melo; o diretor médico Artur Gomes Neto; o gerente de Ensino e Pesquisa, Mário Jucá; o presidente do Centro de Estudos Professor Lourival de Melo Mota, Duílio Marsíglia; o coordenador da Comissão de Residência Médica (Coreme), Joaquim Sávio, além do próprio Hélvio Ferro, como coordenador do programa de Clínica Médica.
O evento contou também com a presença de preceptores, além de pais e parentes dos formandos dentre eles o juiz Diógenes Tenório e o advogado Diógenes Tenório Junior.
Em seu discurso, o provedor fez questão de frisar a importância do trabalho dos preceptores em transmitir não apenas conhecimento técnico aos residentes, mas principalmente o senso de humanização que deve existir na relação médico-paciente.
“É o principal legado que a Santa Casa de Maceió pode deixar para os formandos da Residência Médica”, disse o provedor, seguido dos demais membros da mesa que também discursaram.
“Se minha gestão à frente da Santa Casa acabasse hoje, eu já me daria por realizado”, acrescentou Humberto Gomes de Melo, lembrando que a instituição conseguiu cumprir todos os requisitos definidos pelo Ministério da Educação e que ainda este ano deverá conseguir o reconhecimento do próprio MEC como instituição de ensino e pesquisa.
O programa de pós-graduação da Santa Casa conta hoje com especialidades como Anestesiologia, Cirurgia Geral, Clínica Médica, além de Pediatria e Obstetrícia/Ginecologia, estas duas últimas iniciando a primeira turma agora.
O programa inclui também Otorrinolaringologia e Ortopedia, especialidades não exigidas pelo MEC para a concessão do título de hospital-escola.
O momento mais emocionante do evento ficou por conta da formanda Lílian Rose, que declinou uma série de agradecimentos pessoais a dirigentes, coordenadores, preceptores, médicos e a diversos setores (praticamente todos) que contribuíram com o trabalho dos residentes.
Um aspecto importante, enfatizado pelos médicos Mário Jucá e Joaquim Sávio, foi o desempenho das formandas da Clínica Médica, Lilian Rose e Larissa Acioli Pereira, em processos seletivos de residência médica em importantes universidades do País.
Lílian Rose foi aprovada em Gastroenterologia no Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e em Recife. Já Larissa Acioli, que se especializará em Cardiologia, foi aprovada em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Recife.
“A aprovação dos nossos residentes em vários e concorridos processos seletivos pelo País revela o nível de excelência da Residência Médica da Santa Casa de Maceió”, afirmou Mário Jucá.
Já o anestesiologista Joaquim Sávio, que acumula a coordenação da Coreme e do programa de Anestesiologia, elogia a seriedade, a rigidez e o compromisso dos coordenadores e preceptores da Residência Médica.
A placa comemorativa, descerrada no hall no Centro de Estudos, traz os nomes dos formandos Frederick Lorena Afonso e José Lívio Xavier Sales, da Cirurgia Geral; Lilian Rose Maia Gomes e Larissa Acioli Pereira, da Clínica Médica; e Larissa Acioli de Castro Lopes e Rodrigo Henrique de Jesus Temóteo, da Anestesiologia.
Deixe uma resposta