Santa Casa é pioneira em Alagoas na implantação da auditoria clínica
A diretora executiva do Instituto Qualisa de Gestão (IQG), Mara Machado, desembarcou em Maceió nesta quinta-feira trazendo na mala uma nova sistemática implantada por um restrito grupo de hospitais no País. É a chamada auditoria clínica.
“Esta ferramenta ajudará as praticas assistenciais a auferir a qualidade com que o paciente está sendo atendido”, afirmou Mara Machado, lembrando que o foco principal da metodologia é melhorar a qualidade dos registros de cada paciente, de forma que o prontuário médico seja mais detalhado e receba informações de todos profissionais que prestem atendimento ao mesmo.
“Para tanto, será necessário implantar uma política dentro da organização que torne esta prática rotineira”, frisou Mara Machado, em encontro realizado nesta quinta-feira no Centro de Estudos da Santa Casa de Maceió. O evento contou com a presença do diretor médico Artur Gomes Neto, de gerentes da área assistencial e de apoio, além de coordenadores, médicos e profissionais de diversos setores da instituição.
“É importante lembrar que a auditoria clínica é requisito obrigatório para se alcançar o nível dois da Acreditação”, acentuou o gerente da Qualidade e de Unidades Internas, Cláudio Albuquerque.
“Neste primeiro momento esclareceremos os princípios da auditoria clinica, visando envolver o corpo clínico na adoção da nova pratica. Depois, conheceremos a experiência em hospitais que passaram por essa fase e, por fim, definiremos o nosso modelo para iniciar sua implantação”, finalizou.
ACREDITAÇÃO
A Acreditação é um sistema voluntário, periódico e reservado de avaliação e certificação da qualidade de serviços de saúde. No Brasil, a Organização Nacional da Acreditação é a entidade encarregada pelo desenvolvimento e implantação desta metodologia. A Santa Casa de Maceió tornou-se a primeira instituição de saúde alagoana a alcançar um dos três níveis definidos pela ONA.
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