Santa Casa contabiliza conquistas no encerramento do Ano do Idoso
Em setembro do ano passado, e em sintonia com a Arquidiocese da capital alagoana, a Santa Casa de Maceió elegeu 2010/2011 como o Ano do Idoso. Ao fechar este ciclo, a instituição, profissionais e pacientes contabilizam as conquistas da iniciativa.
A começar pelos investimentos na estrutura física do hospital visando a acessibilidade de pacientes, acompanhantes e colaboradores.
Destaque também para a implantação de protocolos, como os de prevenção de quedas e de broncoaspiração; a disseminação de uma nova visão sobre o idoso entre os profissionais da instituição e a criação de novos serviços voltados para este público alvo.
A geriatra Helen Arruda, coordenadora do Serviço de Geriatria, elencou iniciativas que marcaram o Ano do Idoso, como o Congresso Multidisciplinar; a consolidação do Grupo de Envelhecimento Ativo (com uma média de 75 participantes); a implantação do Ambulatório de Prevenção de Quedas; a realização de reuniões científicas interdisciplinares e a ampliação do atendimento no Ambulatório de Geriatria da Unidade Rodrigo Ramalho, com a recém integração do geriatra Davi Buarque. O médico paulista vem reforçar a equipe de geriatras da Santa Casa de Maceió.
Outro sonho de Helen Arruda é a implantação do Núcleo de Atenção ao Idoso, formado por uma equipe multiprofissional, para atendimento integral de pacientes acima dos 60 anos, no ambulatório Rodrigo Ramalho (SUS).
Na lista, constam ainda projetos de preparação dos colaboradores para a aposentadoria, de educação continuada dos profissionais e a implementação do serviço de cuidados paliativos. “Há muito o que fazer no tocante à acessibilidade e na implantação de novos projetos. O importante é que contamos com uma equipe comprometida e com o apoio da alta direção da Santa Casa”, finalizou.
Deixe uma resposta