Notícias

Confira as últimas notícias e novidades

Hepatite C pode levar até 30 anos para levar à cirrose no fígado

Teste sorológico diagnostica o vírus da hepatite C

Teste sorológico diagnostica o vírus da hepatite C

A hepatite C – doença que afeta o fígado de milhões de brasileiros – raramente é diagnósticada precocemente. Geralmente, o diagnóstico ocorre por acaso, em exames sanguíneos de rotina. Outra questão é que o vírus pode não ser diagnosticado por testes sanguíneos como as aminotransferases (TGO e TGP), o que aumenta a preocupação de médicos e gestores públicos da saúde. Quando há a suspeita do vírus, o médico solicita um teste sorológico conhecido como anti-HCV, considerado padrão no diagnóstico da hepatite C.
Entre a fase aguda e o surgimento do quadro de cirrose pode passar entre 15 e 30 anos, período em que se não houver tratamento o paciente evolui para a cirrose, apresentando sintomas como inchaço nas pernas, varizes no esôfago, hemorragia digestiva, perda de peso, a formação da conhecida "barriga d’água" (ascite), além de alterações de consciência, como sonolência, desorientação entre outros.
O tratamento da hepatite C é realizado à base de medicamentos fornecidos pelo Sistema Único de Saúde. "Quando o paciente não responde ao tratamento, infelizmente aumentam os riscos de desenvolver o câncer de fígado", finalizou Rosemeri Bernardi.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Por favor, escolha a área que deseja conversar para que possamos lhe atender.
//
Consultas e Exames
Fale com nossos atendentes
Marcação de Consultas e Exames