Notícias

Confira as últimas notícias e novidades

Santa Casa de Maceió é o hospital que mais interna pelo SUS em AL

Os investimentos em tecnologia e em gestão realizados na última década pela Santa Casa de Maceió levaram a instituição ao posto do hospital que mais realiza procedimentos de alta e média complexidade em Alagoas pelo Sistema Único de Saúde. Os dados são do Datasus e incluem a produção do Hospital Nossa Senhora da Guia. Conforme levantamento realizado pelo provedor Humberto Gomes de Melo, a Santa Casa de Maceió registrou 7.661 internações de média e alta complexidade no primeiro semestre de 2013. Deste total, cerca de 84% foram de média complexidade e 16% de alta complexidade.
A média complexidade engloba diversos procedimentos clínicos e cirúrgicos, entre eles: parto normal; parto cesariano; curetagens; tratamento clínico de pacientes oncológicos; tratamento de intercorrências clínicas de pacientes oncológicos; tratamento de insuficiência cardíaca; tratamento de transtornos respiratórios; hernioplastia; e colecistectomia, entre outros.
Já a alta complexidade inclui uma ampla gama de procedimentos clínicos e cirúrgicos, tais como: cirurgias pulmonares, neurocirurgias, cirurgias ortopédicas (próteses), internação para quimioterapia de administração contínua; internação para quimioterapia de leucemias; angioplastias; revascularização miocárdica; implante valvar; e estudo eletrofisiológico; entre muitos outros.
No ranking nacional de internações pelo SUS (somando-se os dados da média e alta complexidade), a Santa Casa de Maceió figura em 64º lugar entre 4.815 hospitais brasileiros. Desta forma, o hospital alagoano ficou à frente de entidades como o Instituto do Coração de São Paulo (106o) e os hospitais Oswaldo Cruz (122o) e Real Português (1009o), ambos de Recife (PE).
Quando se observa o ranking de Alagoas (ver gráficos ao lado), salta aos olhos a presença maciça de hospitais do interior do estado à frente de hospitais de grande porte da capital alagoana. Enquanto a Santa Casa de Maceió e o Hospital Geral do Estado figuram na primeira e segunda colocação, respectivamente, na lista do Datasus consta um hospital de Santana do Ipanema, no Sertão alagoano; dois de Arapiraca, no Agreste, e um hospital e maternidade de Palmeira dos Índios, também no Agreste.

Investimentos
Para chegar a esse nível de comprometimento com o Sistema Único de Saúde, a Santa Casa de Maceió priorizou investimentos nas áreas assistencial e gerencial visando ampliar o número de leitos e reduzir os custos, mantendo-se, porém, a qualidade dos serviços e equacionando a defasagem da remuneração paga pelo SUS.
Com este objetivo foram inaugurados dois novos complexos para atendimento exclusivamente pelo SUS: a unidade materno-infantil Hospital Nossa Senhora da Guia, no bairro do Poço, e a Unidade Docente Assistencial Professor Rodrigo Ramalho, na Praia do Sobral.
A Unidade Rodrigo Ramalho engloba hoje a Cardiologia do SUS, além de diversas especialidades no novo Ambulatório, com destaque para o Serviço de Geriatria, e a Unidade Cônego João Cordeiro Barbosa, dedicada a cuidados paliativos oncológicos. Os dois complexos foram implantados com foco na modernização e no conforto do ambiente físico e na humanização do atendimento ao paciente.
Do ponto de vista gerencial, a adesão à plataforma Bionexo – para aquisição de medicamentos, próteses, órteses e equipamentos, via pregão eletrônico -, trouxe à Santa Casa de Maceió uma economia de 20 milhões no período de 2010 a 2012, o que permitiu compensar em parte as perdas com o Sistema Único de Saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Por favor, escolha a área que deseja conversar para que possamos lhe atender.
//
Consultas e Exames
Fale com nossos atendentes
Marcação de Consultas e Exames