Controle da Infecção Hospitalar – 15 de maio teve origem na Austria

O médico Ignaz Semmelweis tornou obrigatória a higiene das mãos antes de procedimentos em hospital austríaco

Em 1842, o médico Ignaz Semmelweis estava preocupado com a alta mortalidade (cerca de 10%) de parturientes em um hospital de Viena, Áustria. Percebeu então que os médicos não lavavam as mãos antes de realizar os partos.
No dia 15 de maio daquele ano, Semmelweis tornou obrigatória a higiene das mãos antes de procedimentos, reduzindo drasticamente as infecções e mortes na maternidade.
Que lições tiramos desse episódio histórico? "A higiene das mãos, é claro, tornou-se um símbolo das ações de prevenção e controle de infecções no hospital", ensina a gerente de Risco e Assistência Hospitalar, Tereza Tenório.
Mas há um aspecto ainda mais importante. Por que os médicos de Viena não lavavam suas mãos? Por que estavam habituados a não fazer isso. "O hábito e a rotina extenuante de trabalho nos serviços de saúde podem anestesiar a consciência de cada um levar o profissional a negligenciar medidas simples que garantem a segurança daqueles que se põem sob seus cuidados".