Você sabe o que é R.O.P.?
A Santa Casa de Maceió lançou recentemente a R.O.P. da Higienização das Mãos. Em bom português, R.O.P. (Required Organizational Practice) significa Práticas Organizacionais Exigidas. Mas o que é, na prática, uma R.O.P.? O que ela significa para o cotidiano de quem trabalha na Santa Casa de Maceió?
As respostas a essas perguntas serão apresentadas pela equipe da área de Qualidade e Planejamento da Santa Casa de Maceió em encontros que ocorrerão nesta terça (9), nos horários das 10h30, 14h e 15h, e na quarta (10) às 10h30. Esses encontros são abertos a todos os colaboradores, com prioridade para quem ainda não participou dos eventos anteriores sobre o tema.
Cada R.O.P. define as diretrizes assistenciais que a instituição deve seguir em temas específicos. No caso, a higienização das mãos foi a primeira R.O.P. difundida já dentro dos esforços da instituição para alcançar a Acreditação Internacional Canadense (AIC).
Neste ano, visando o primeiro degrau da AIC, a Santa Casa de Maceió adotará um total de 15 R.O.P.’s.
Para se ter uma ideia, a ROP da Higienização das Mãos elenca os itens que devem ser observados por todos os colaboradores e pela gestão da instituição. Entre os itens da R.O.P. que devem ser observados estão: a disponibilidade em todo hospital de dispositivos para higienização, álcool gel, pias entre outros. De igual forma, deve ser de conhecimento de todos a técnica adequada de higienização, a definição e divulgação de rotinas que estabeleçam esse procedimento e, por fim, o teste de conformidade da ROP, para checar se a mesma está sendo observada.
Deixe uma resposta