Notícias

Confira as últimas notícias e novidades

Novembro Azul: mutirão de prevenção ao câncer de próstata beneficia 50 pacientes

Encontro ocorreu no auditório do centro de estudos da Santa Casa de Maceió

Encontro ocorreu no auditório do centro de estudos da Santa Casa de Maceió

O carpinteiro Damião da Costa Lima, 61 anos, foi um dos 50 pacientes beneficiados pelo mutirão da campanha Novembro Azul de prevenção e combate ao câncer de próstata. Para tanto, a Santa Casa de Maceió e a Liga Urológica Acadêmica da Uncisal (Lual) organizaram uma programação com palestras, consultas e exames de próstata.
O mutirão teve início às 7h desta sexta (14) no centro de estudos da Santa Casa de Maceió com a coleta de sangue PSA, seguido de um café da manhã e quatro palestras realizadas no auditório do próprio centro de estudos. Em seguida, os participantes foram atendidos em consultas individuais no Serviço de Urologia e uma equipe de profissionais realizou os exames de toque retal.
“A gente que é homem não deve esperar que a doença chegue. Quem quer viver mais precisa se cuidar fazendo os exames”, disse o pernambucano Damião da Costa, numa mensagem a todos os homens que receiam em fazer o exame de toque retal e não costumam cuidar de sua saúde.
Num auditório lotado de homens, algumas mulheres também se fizeram presentes acompanhando os esposos. “Quando me casei, o padre disse que a gente devia ficar junto na saúde e na doença, por isso vim junto para apoiar meu marido e ajudá-lo a cuidar da saúde”, disse a dona de casa Clara de Jesus Martins.
Mário Ronalsa destacou a participação de 50 homens no evento, superando a previsão inicial de 30 pacientes. “Infelizmente ainda não é possível prevenir o câncer de próstata, mas fazer o diagnóstico precoce com alto índice de cura é fácil, barato, rápido e indolor”, lembrou Ronalsa.
“O Novembro Azul é uma boa oportunidade para falarmos sobre o câncer de próstata, mas é importante tratarmos da saúde masculina como um todo, alertando a sociedade sobre outras patologias que afetam os homens e que nem sempre são abordadas”, acrescentou o doutorando José Carlos Freitas.

Palestras
Mais que o câncer de próstata, o evento foi uma oportunidade para falar da saúde do homem como um todo, abordando questões como doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e as neoplasias nos testículos, no pênis e na próstata.
Na palestras, se alternaram ao microfone os doutorandos José Carlos Freitas (abordando o câncer de pênis); Gildo Nunes (câncer de testículo); e Aline Persiano (DST) e o urologista da Santa Casa de Maceió, Mário Ronalsa (câncer de próstata).

Números
Conforme dados do Instituto Nacional do Câncer, no Brasil o câncer da próstata é mais incidente que o câncer de mama. No período de 2012/2013 estimou-se 60.180 novos casos de câncer da próstata e 52.680 de mama. Trata-se do tumor mais comum entre os homens, sendo superado apenas pelo câncer de pele não melanoma.
Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, a previsão para 2014 é de 68.800 novos casos, ou seja um caso novo a cada 7,6 minutos e cerca de 14.000 óbitos, totalizando assim um óbito a cada 40 minutos.
"Infelizmente, no Brasil, um em cada seis homens terá câncer de próstata e um em cada trinta e seis morrerá da doença", lamenta Mário Ronalsa. Em Alagoas, somente na Santa Casa de Maceió, o Registro Hospitalar de Câncer revela que foram tratados mais mil pacientes com câncer de próstata na última década.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Por favor, escolha a área que deseja conversar para que possamos lhe atender.
//
Consultas e Exames
Fale com nossos atendentes
Marcação de Consultas e Exames