Geasc: confira as palestras de destaque de 2014
No último encontro do ano, os participantes elegeram as palestras que mais chamaram a atenção no ano e aquelas que querem repeteco na programação 2015. Além disso, sugeriram outros temas, não abordados este ano, mas que serão divulgados só na retomada do projeto no próximo ano.
Entre os 38 encontros promovidos pelo Geasc destaque para as palestras sobre homeopatia e fitoterapia, com a homeopata Lilian Espíndola; envelhecimento e aptidão física, com o educador físico Amandio Aristides; integração e bem estar do grupo, com a psicóloga Adriana Amorim; imunização, com a imunologista Luciana Pacheco; distúrbios visuais, com o oftalmologista Alan Teixeira Barbosa; envelhecimento cardiovascular, com a cardiologista Alayde Mendonça; envelhecimento da mente, com o neuropsicólogo Jerônimo Veras; prevenindo doenças do aparelho digestivo, com a geriatra Ronny Rosely.
O projeto contou ainda com a participação da psicóloga Liliana Fábia, a odontogeriatra Carolina Buarque, a fonoaudióloga Lidiane Sales, a pneumologista Fátima Alécio, o terapeuta ocupacional Clovis Falcão; a nutricionista Yoná Oliveira, a oncologista Flávia Mota, a fisioterapeuta Larissa Acioly, as enfermeiras Bruna Suelen e Emanuele Almeida; o geriatra Davi Costa Buarque, a endocrinologista Clélia Rocha além da equipe da fisioterapia que realizou uma série de ações, entre elas uma animada prévia carnavalesca, no início do ano.
Mas, a programação do Geasc não falou apenas de saúde. Os temas foram muito além. Destaque para arte bonsai, com o arquiteto Bérgson Vasconcelos; espiritualidade, com o frade franciscano Eudses Rocha; direito do idoso, a defensora pública Luciana Faro; direitos previdenciários, com a assistente social Marta Ferreira; e a nova lei da empregada doméstica, com a advogada Julia Nunes.
Em 2009, a Santa Casa de Maceió lançou um projeto que visava congregar e, sobretudo, preparar homens e mulheres acima dos 60 anos para viver com qualidade de vida a chamada terceira idade.
A partir de então, o Curso de Envelhecimento Ativo passou a ser polo de promoção de saúde e ponto de encontro e de convivência de pessoas que desejam compartilhar experiências, dons e vivências. “São homens e mulheres que buscam viver mais e melhor”, diz Helen Arruda.
O projeto promove aulas uma vez por semana, das 14h às 16h, sempre as segundas, no auditório do Centro de Estudos da Santa Casa de Maceió.
O Grupo de Envelhecimento Ativo da Santa Casa de Maceió (Geasc) mobiliza diversos profissionais da instituição durante todo ano. Participam da iniciativa médicos de várias especialidades, além de psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, assistentes sociais, advogados, entre ontros.
Atuando de forma voluntária, os profissionais se revezaram ao longo do ano em palestras informativas abrangendo orientações sobre saúde, alimentação, sexualidade, tecnologia, direitos sociais entre outros.
Deixe uma resposta