Desníveis na rua e objetos no chão do quarto oferecem risco de queda
Quem disse que somente os idosos sofrem com as quedas. O problema pode afetar qualquer pessoa em qualquer idade mas é acima dos 60 que os fatores de risco aumentam substancialmente. Várias são as causas que levam ao aumento do risco de quedas. Em torno dos 30 anos de vida o cálcio deixa de ser reposto no organismo de maneira uniforme, fazendo com que alguns locais da massa óssea se tornem mais frágeis, podendo comprometer o equilíbrio. Acrescente-se a tudo isso as alterações sensoriais nas idades mais avançadas, que atingem a visão e a audição, e que podem comprometer a postura e equilíbrio.
Segundo o fisioterapeuta Augusto Cesar Alves de Oliveira, a lista de problemas que favoerecem as quedas são fraqueza muscular, doenças degenerativas e modificações no corpo humano decorrentes da idade avançada e que podem facilitar a perda do equilíbrio corpóreo. “Tais fatores podem atuar isoladamente ou em correlação direta ou indireta”, comentou.
O especialista destacou ainda fatores externos ligados ao ambiente onde o idoso vive. O simples acordar a noite, locomover-se para beber água, tomar um remédio ou ir ao banheiro pode ser um convite à queda. A própria desorientação ao acordar aliada a presença de objetos no chão, como calçados e bancos, ampliam a possibilidade de acidentes em casa. Desníveis na rua e em calçadas também são vilões neste contexto, alerta o fisioterapeuta.
Deixe uma resposta