Especial “100 Mais Influentes da Saúde” traz artigo do provedor Humberto Gomes de Melo
A revista Healthcare Management publicou um artigo do provedor da Santa Casa de Maceió, Humberto Gomes de Melo, na edição 2015 do especial “100 Mais Influentes da Saúde”. O artigo discute as desproporções verificadas na liberação de recursos financeiros aos estados pelo Ministério da Saúde. Confira o artigo na íntegra.
“Disparidades na distribuição de recursos do Ministério da Saúde. Esta é outra importante questão que interfere diretamente no setor, segundo Humberto Gomes de Melo, provedor da Santa Casa de Maceió.
Onde estão os maiores gastos da saúde no Brasil?
Entendo que os recursos destinados à Saúde no Brasil são insuficientes para se prestar uma assistência digna à população conforme diz a Constituição. Acredito que o que vem mais sendo sacrificada é a assistência hospitalar e ambulatorial. Cerca de um quarto da população brasileira tem plano de saúde. São mais de 50 milhões de pessoas. Outros 6 milhões possuem planos estatais de saúde. Os gastos das operadoras com a assistência hospitalar e ambulatorial superam os R$ 100 bilhões por ano. Por outro lado, três quartos da população têm como única opção 0 SUS por não terem planos de saúde. Para cobrir essa parcela da população o Ministério da Saúde investiu no SUS, em 2014, na assistência hospitalar e ambulatorial, cerca de R$ 42 bilhões, menos da metade do investido pelas operadoras para um quarto da população. Então, podemos concluir que faltam recursos para assistência hospitalar e ambulatorial.
Como esse problema pode ser solucionado?
A solução parte de uma decisão política para a assistência hospitalar e ambulatorial. E quando afirmamos isso é porque vemos disparidades na distribuição da recursos do governo. Existem Estados mais ricos, como São Paulo, que recebem proporcionalmente mais recursos do Governo Federal, porém, possuem menos usuários do SUS. No outro extremo, vemos Estados menos ricos, como Alagoas, que têm mais usuários do SUS e recebem menos recursos para atender a este público.”
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