Notícias

Confira as últimas notícias e novidades

Segurança do paciente é diferencial da unidade Diagnósticos Santa Casa

Oque é mais importante num exame de diagnóstico por imagem que use contraste intravenoso? Precisão, agilidade no resultado, existência de protocolos de segurança ou assistência hospitalar em casos de eventos adversos?
Se você respondeu os quatro, acertou. O problema é quando os dois últimos – protocolo de segurança e suporte hospitalar – não recebem a mesma atenção.
“Numa instituição hospitalar como a Santa Casa de Maceió, o fator segurança do paciente é essencial na realização de exames radiológicos”, enfatizou o médico radiologista Rodrigo Benning Pinheiro, coordenador do Serviço de Radiologia. Ele destacou a adesão da instituição a protocolos internacionais de segurança focados na prevenção a reações alérgicas e proteção da função renal.
“Apesar dos meios de contrastes intravenosos disponíveis mercado serem bastante seguros, alguns pacientes podem desenvolver reação alérgica do tipo leve e, em raríssimos casos, com risco de morte, daí a importância do centro diagnóstico estar dentro de uma unidade hospitalar que possui certificados de acreditação nacional”, comentou Rodrigo.
Outro fator importante, que faz a diferença, é a titulação da equipe de médicos radiologistas, acentua Rodrigo Benning, “praticamente todos os médicos são membros titulares do Colégio Brasileiro de Radiologia, o que aumenta a credibilidade do serviço”.
Além de atender aos clientes de forma ambulatorial no Centro de Diagnósticos Santa Casa, o Serviço de Radiologia dispõe de um médico radiologista de plantão 24 horas, sete dias por semana, para atender as demandas dos pacientes que procuram a Emergência 24 horas.
A equipe atende também às intercorrências de pacientes internados no complexo hospitalar da Santa Casa de Maceió, aumentando consideravelmente a precisão e segurança diagnóstica para os pacientes que procuram a Santa Casa para assistência médica.
O Centro de Diagnósticos realiza exames de raios-x, ultrassonografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética. Seu parque tecnológico inclui equipamentos de última geração, como por exemplo um tomógrafo multidetector de 64 canais, que reduz a dose de radiação e realiza aquisições de imagens com espessura de corte milimétricas, permitindo reconstruções multiplanares (em diversos planos) com maior definição de imagem.
Já ressonância magnética da Santa Casa de Maceió é de alto campo, permitindo a aquisição de imagens com excelente definição diagnóstica e com uma grande variedade de aplicações clínicas de alta precisão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Por favor, escolha a área que deseja conversar para que possamos lhe atender.
//
Consultas e Exames
Fale com nossos atendentes
Marcação de Consultas e Exames