Santa Casa Farol realiza 1ª hemodiálise contínua infantil em AL
Unidade da Santa Casa de Maceió implanta novo Serviço de Nefrologia Pediátrica
A equipe de nefrologistas pediatras da Santa Casa Farol realizou a primeira hemodiálise contínua em pediatria da história da Medicina alagoana. A técnica beneficiou uma criança de seis meses internada na UTI da unidade.
As responsáveis pelo feito foram as especialistas Juliana Loureiro Soutinho, Geórgia Pacheco e Rosemary Vasconcelos, que integram o recém implantado Serviço de Nefrologia Pediátrica da Santa Casa Farol.
“A Santa Casa de Maceió demonstra mais uma vez seu compromisso com a qualidade e o pioneirismo na assistência em saúde no estado de Alagoas”, comemora Juliana Loureiro.
A hemodiálise contínua é uma forma de tratamento de substituição dos rins usada apenas em Unidades de Terapia Intensiva, de forma contínua, durante 24 horas. São pacientes graves que não podem fazer a hemodiálise convencional, por não tolerarem este procedimento.
“A máquina oferece um mecanismo diferente, que estabiliza a pressão do paciente, permitindo sua recuperação”, resumiu Geórgia Pacheco. De modo geral, é indicada em situações muito específicas e apenas em pacientes muito graves, com quadro de infecção severa e prescrição de droga vasoativa.
“A indicação é mais frequente na área pediátrica, pois, as crianças pequenas e graves não toleram que parte do seu sangue seja deslocado rapidamente para a máquina de hemodiálise clássica, necessitando de uma retirada lenta, tanto do fluxo de sangue para a máquina quanto da remoção do excesso de líquido”, detalhou Rosemary Vasconcelos.
“Estamos felizes por poder contribuir com a contínua melhoria da assistência à saúde em nosso estado. Agradecemos a toda a equipe da Santa Casa de Maceió que contribuiu para que este sonho se tornasse possível”, disse Juliana Loureiro.
Deixe uma resposta