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Provedor pede que todos sejam proativos na economia e racionalização de recursos do hospital

O Almoço com o Provedor desta semana reuniu lideranças e colaboradores de diversas áreas da Santa Casa de Maceió vinculados à área meio do hospital. Quatro setores tiveram maior representatividade no encontro: Tecnologia da Informação, Manutenção Geral, Segurança Patrimonial e Central de Higienização. Participaram também do almoço: Central de Rouparia, Patrimônio Móvel, Arquitetura Hospitalar, Hotelaria e Engenharia Hospitalar.

Junto com o provedor Humberto Gomes de Melo e sua esposa Rosinete Mendonça de Melo, estiveram presentes o diretor administrativo-financeiro Dácio Guimarães e os gerentes Marcus Aurélio (Tecnologia da Informação) e Sílvio Melo (Gestão de Pessoas).

Entre os diversos temas abordados esta semana, um dos destaques foi a orientação do provedor para que todos colaboradores sejam os olhos e a voz da Provedoria em seus setores e em quaisquer espaços, salas, corredores e recepções por onde passem, seja na Santa Casa matriz, seja nas unidades externas.

O provedor Humberto Gomes de Melo e sua esposa mantém a rotina de visitar periodicamente algumas unidades externas da instituição, como a Santa Casa Nossa Senhora da Guia e a Santa Casa Rodrigo Ramalho, para acompanhar a satisfação dos pacientes do Sistema Único de Saúde e para averiguar a estrutura e a atuação dos profissionais.

Mas, o próprio provedor tem ciência de que é impossível para qualquer gestor estar em todas unidades, setores e turnos de trabalho para identificar eventuais não conformidades e os espaços de melhoria. Igualmente, é impossível estar em todos os lugares desligando lâmpadas e aparelhos de ar condicionado em salas vazias, informando à manutenção fechaduras quebradas ou sugerindo novas práticas para se antecipar aos problemas.

Por isso, no encontro ele pediu que todos estejam atentos e sejam proativos para que o hospital racionalize recursos, gastos com energia elétrica e evite prejuízos que podem ser prevenidos. “As enfermeiras, por exemplo, têm a missão de cuidar do paciente, mas não custa nada olhar o que veem de errado e informem a liderança para que seja corrigido. Isso vale para todos”, disse o provedor.

Plano de saúde

Desde que houve o reajuste no plano de saúde dos colaboradores, o provedor Humberto Gomes de Melo vem reiteradamente solicitando que todos os líderes esclareçam suas equipes sobre o uso racional do benefício.

Uma dica importante é pesquisar os preços em laboratórios de análises clínicas que ofereçam valores melhores que o da coparticipação (hoje fixado em R$ 10,49 por exame e descontado em folha. Consulta também é o mesmo valor).

Elogios

O encontro deste semana foi atípico, segundo o provedor Humberto Gomes de Melo. Numa instituição onde 74% das lideranças são mulheres, a maioria maciça dos presentes foi do sexo masculino, haja vista a predominância dos homens em setores como a TI e a Segurança Patrimonial.

Mas, não pensem que a presença de homens em determinado setor signifique ausência de inteligência emocional. Prova disso foi o elogio da psicanalista Rosinete Mendonça de Melo à equipe de segurança.

“Eles se mostram cuidadosos, atenciosos e atentos em momentos críticos quando, por exemplo, a família e visitantes precisam enfrentar a realidade do óbito de um ente querido. É importante que tragamos para o ambiente de trabalho o que somos em casa, com os filhos e o cônjuge”, comentou a especialista.

Outro elogio foi dirigido à equipe da Hotelaria: “Temos visto leitos cuidadosamente forrados com zelo. Eles são o cartão de visita da hotelaria e reflete o cuidado da instituição pra com o paciente.

Ao falar sobre a paixão pelo seu trabalho, a auxiliar de higienização Luzenira  Barros também foi elogiada. “Mantenha o orgulho sobre o que faz. De seu trabalho depende a vida de muitas pessoas. E o mesmo vale para todos”, disse a psicanalista Rosinete Mendonça de Melo.

TI

O gerente Marcus Aurélio (Tecnologia da Informação) lembrou que sua área tem vínculo e atua em praticamente todas as áreas do hospital, principalmente as da assistência, que dependem 24 horas por dia.

“Não é uma tarefa fácil. Fizemos a migração recente do sistema. Tivemos incidentes e vimos o quanto o somos dependentes da tecnologia, o que redobra o nosso compromisso e a importância do nosso trabalho em prol de todos”, disse o gerente.

A equipe da TI vem criando novas ferramentas encomendadas pelos diversos times da da assistência, alguns não encontrados nem em sistema já consolidados, tanto que a instituição vem recebendo o reconhecimento de entidades de fora de Alagoas e visitas técnicas de outros hospitais.

Na oportunidade discutiu-se também a questão dos monitores nos vários postos de trabalho e recepções do hospital e unidades externas, para que não sejam desligados.

O diretor administrativo-financeiro Dácio Guimarães lembrou que num banco 80% do trabalho é realizado por máquinas. No hospital ocorre o inverso: 80% é feito por mãos humanas. “Por isso, precisamos cativar o paciente e os visitantes nos mínimos detalhes. Este deve ser o foco de todos, não apenas da assistência mas de todos e de todas as áreas”, concluiu.

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