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Almoço com provedor: “Temos de ir além do que se espera de nós”

A psicanalista Rosinete Mendonça de Melo partilhou um conto recheado de significados na última edição do Almoço com o Provedor.

Dois homens haviam comprado um barco cada um para passear com a família. As embarcações precisavam, entretanto, de uma pintura. Cada um, então, contratou funcionários para cumprir a missão. Terminado o trabalho, as duas famílias embarcaram e iniciaram o passeio. Tempos depois, infelizmente apenas uma das embarcações retornou ao píer em segurança. A outra havia afundado. O que salvou a primeira embarcação é que o funcionário foi além do que foi pedido. Não somente pintou como também soldou os pontos por onde poderia entrar água. O outro funcionário fez apenas o que lhe foi pedido. Pintou e ignorou os riscos que a embarcação correria. Moral da estória: temos de ser proativos, temos de ir além do que se espera de nós. Num hospital, então, temos vidas em nossas mãos.

O Almoço com o Provedor reuniu os colaboradores da Internação e da Hotelaria com a presença do provedor Humberto Gomes de Melo e sua esposa, Rosinete Mendonça de Melo; o diretor médico Artur Gomes Neto; o diretor administrativo-financeiro Dácio Guimarães; e os gerentes Rejane Paixão (Internação) e Sílvio Melo (Gestão de Pessoas).

Ao abrir o evento, o provedor Humberto Gomes de Melo fez questão de fazer um elogio às equipes de camareiras e higienização. “Já ouviu queixas pontuais em outras áreas mas dessas duas equipes não tenho recebido reclamações. Pelo contrário, em nossas visitas nas unidades SUS temos visto o zelo e o cuidado com os leitos, todos arrumados e padronizados. É uma área onde existem colaboradores que atuam há três décadas e são dedicados ao seu trabalho”, destacou o provedor.

A psicanalista Rosinete Mendonça disse que tem recebido elogios nas duas áreas. “Esse reconhecimento é para vocês. O que seria do médico sem a higienização. Todos são importantes”, acrescentou Rosinete Mendonça, na condição de assessora voluntária do provedor. “Vocês podem e devem estudar para galgar novos desafios. Não que o trabalho que desenvolvem hoje seja menos importante mas porque é da natureza do homem sempre buscar novas conquistas”, completou.

Um exemplo de como o estudo faz a diferença na vida das pessoas foi relatado pelo colaborador Jonnathan Braz, hoje coordenador administrativo do Setor de Internação da Santa Casa de Maceió.

Ele participou da primeira seleção externa realizada pelo hospital, sendo designado para atuar na Recepção da Emergência. Depois participou de outras seleções internas, atuou na Gerência de Marketing e foi promovido a coordenador do Serviço de Internação.

“Não passei na primeira seleção para supervisor, mas isso não me desmotivou. Pelo contrário, busquei me preparar mais ainda para a seleção seguinte e passei.”, lembrou Jonnathan, cujo exemplo é sempre citado nesses encontros.

Pacientes preferem a Santa Casa

Relatos das equipes da Emergência 24 Horas mostram o quanto os pacientes e acompanhantes têm preferência e confiam na Santa Casa de Maceió. “Mesmo quando os leitos estão 100% ocupados, muitos pacientes preferem aguardar a abertura de leitos a ter que mudar de hospital”, comentaram diversos profissionais presentes no almoço.

A gestão do provedor Humberto Gomes de Melo vem há anos transferindo setores administrativos e mesmo terapêuticos de dentro do complexo hospitalar justamente para abrir novos leitos. “O desejo dos pacientes em ser atendidos na Santa Casa de Maceió é um reconhecimento de que estamos no caminho certo. O que precisamos é ampliar ainda mais o número de leitos para que a internação seja realizada imediatamente, sem necessidade de espera”, acentuou.

O provedor lembrou o relato do gerente de um banco que se mostrou encantado com o atendimento recebido no hospital. “Ele disse ter sido atendido como se tivessem estendido um tapete vermelho, da triagem na recepção ao médico do serviço de imagem. Ele disse ainda que não era de fazer elogios, mas que tinha levado o filho na emergência e havia sido atendido com excelência”, completou o provedor.

Segundo a gerente Rejane Paixão, um dos destaques do atendimento no hospital – elogiado por pacientes e visitantes – é o trabalho realizado por Matheus Bittencourt e Carlos Eugênio. Ambos têm o sorriso como marca registrada de seu relacionamento com todos e, principalmente, o empenho em resolver as demandas que se apresentam.

O diretor Dácio Guimarães frisa que as pessoas desejam voltar à Santa Casa pela qualidade do atendimento de seus profissionais e dos recursos tecnológicos disponíveis. Segundo ele, os talentos individuais devem inspirar a todos e são importantes para os pacientes e visitantes, porém, é preciso que este padrão seja adotado por todos em todos os dias da semana.

Dácio Guimarães aproveitou a oportunidade para compartilhar o elogio da direção de um hospital de Minas Gerais. Os mineiros destacaram a transparência do Relatório Anual da Santa Casa de Maceió , divulgado agora em abril. “Chegaram a identificar aspectos de seu próprio relatório que poderiam ser mudados, espelhando-se em nosso exemplo”, citou.

Já o diretor Artur Gomes Neto afirmou em sua fala que quem trabalha na Santa Casa de Maceió acaba sendo reconhecido pelo mercado. “Acaba tendo o nome Santa Casa como sobrenome, porque todos sabem que estar na Santa Casa é ter qualificação. E isso deve ser motivo de orgulho para cada um. E mais: se um paciente retorna ao hospital é porque gostou do atendimento, mas quando alguém erra, esse erro pode ser lembrado pelo paciente e ofuscar o elogio”, finalizou.

Crachás: mais segurança

A gerente Rejane Paixão elogiou o novo crachá (e seu suporte) assim como as catracas que permitiram um maior controle de acesso ao hospital. A gerente lembrou que alguns hábitos, como passar o cartão por outro colaborador ou visitante, devem ser evitados em prol da segurança de todos no ambiente hospitalar.

Encerrando o encontro, o provedor Humberto Gomes de Melo frisou que o Almoço com o Provedor permite ter ciência dos fatos que ocorrem na linha de frente do hospital e que nem sempre são visíveis para a gestão mas que precisam ser identificados e corrigidos. Por isso, agradeceu as sugestões apresentadas no encontro.

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