Hiperbárica Santa Casa recebe visita da deputada Fátima Cauto
A Hiperbárica Santa Casa de Maceió recebeu a visita, na quarta-feira (02), da deputada estadual Fátima Canuto, que viu de perto o uso e os benefícios que a Oxigenoterapia Hiperbárica traz para pacientes em recuperação de diversos tipos de patologias, especialmente aos casos atendidos pelo SUS.
“Foi uma manhã muito especial para mim, pois pude conhecer de perto a hiperbárica da Santa Casa de Maceió. Já tinha abraçado essa causa, quando, há alguns meses, tinha ido com Dr Fábio na Secretaria de Estado de Saúde solicitando a contratualização de um serviço tão importante para a sociedade alagoana. Hoje, não tenho a menor dúvida de que essa causa tão importante vou abraçar com ainda mais força”, disse a deputada estadual Fátima Canuto.
Durante a visita, foi possível ouvir depoimentos de pacientes e seus familiares, que compartilharam suas experiências, evoluções e melhora da qualidade de vida após contar com serviço da medicina hiperbárica da Santa Casa de Maceió.
Cícero Cruz da Silva, teve câncer de próstata e foi tratado na Santa Casa de Maceió. Uma das consequências da doença foi a perda dos dentes. “Eles começaram a amolecer. Fui ao dentista, que avaliou e me passou alguns exames de imagens, mas com a pandemia não dei continuidade e acabei arrancando, em casa, pois os dentes que estavam muito moles. Eles inflamaram e passei a sofrer muito. Hoje só tenho sete dentes. De volta à dentista, ela me encaminhou para a hiperbárica. Dei entrada no Cora e depois de um mês foi marcada a primeira sessão”, contou.
A equipe da Hiperbárica Santa Casa vem mantendo uma agenda de apresentação da estrutura disponível na clínica, as indicações médicas, e os benefícios do tratamento, para o corpo clínico do hospital. Já passaram representantes do Serviço de Geriatria, Serviço de Psicologia, e de Clínica Geral, que conheceram um pouco mais sobre a terapia realizada com oxigênio puro que ajuda a melhorar a circulação sanguínea e estimula o crescimento de células saudáveis combatendo bactérias.
SERVIÇO – A unidade realiza 500 sessões por mês para diversos tipos de patologia, especialmente as úlceras varicosas, úlceras de estresse e inflamatórias, e pé diabético. A equipe formada pelos especialistas em Clínica Médica e Nutrologia, André Peixoto e Wellington Menezes, e infectologia, com Fernando Maia, também trata úlceras inflamatórias por artrite reumatoide, úlcera com vasculite por lúpus, e sequelas da doença de Crohn.
A avaliação médica para o tratamento é feita de forma gratuita. A unidade atende demanda especifica, quando o próprio médico encaminha o paciente para a terapia, mas também trabalha com demanda espontânea. O caso é avaliado para confirmar se existe indicação, um relatório é preparado para a operadora de saúde, SUS, bem como atendimento particular.
Deixe uma resposta