Notícias

Confira as últimas notícias e novidades

São Vicente de Paulo terá quatro dias de festa em setembro

“Senhor, ensina-nos a rezar” (Lc 11,1).

Em 2025, a Igreja inteira vai celebrar o Jubileu da Redenção; este ano que o antecede, é um ano preparatório e tem como tema a oração: estar na presença do Senhor, escutar e adorá-Lo. A rica tradição da Igreja nos transmitiu múltiplas formas de oração individual e comunitária. Somos convidados a intensificar a oração como diálogo pessoal com Deus. A oração constante transforma não apenas a pessoa, mas também a comunidade que o rodeia, mesmo onde o mal parece vencer.

São Vicente de Paulo, patrono do Hospital da Santa Casa de Misericórdia de Maceió, foi um homem de oração. Através de alguns escritos seus, vemos como ele entendia a oração.

São Vicente vê a oração como uma força transformadora. Para isso, entendia que é preciso colocar-se corretamente na presença de Deus, porque disso depende todo o desenvolvimento da oração; nesse sentido, é necessário garantir um silêncio acolhedor, no qual a voz de Deus possa ressoar com toda a sua clareza e força. O recolhimento indispensável que se reflete externamente favorece o diálogo dos corações com Deus.
Na perspectiva de São Vicente, a prática de nos colocarmos na presença do Senhor leva-nos a viver iluminados por esta convicção de que estamos sempre diante daquele que nos ama e acompanha a nossa vida com misericórdia e paciência; em Deus “vivemos, nos movemos e existimos” (At 17, 28).

São Vicente teve uma predileção particular pela meditação do Evangelho inserido na liturgia da Igreja, porém alertou para o risco de reduzir a oração a um exercício meramente intelectual ou especulativo. Deve ser uma forma de meditação que integre harmoniosamente razão e emoção, criando pessoas que pensam, rezam e agem. A oração deve ser um diálogo afetivo com o Senhor, submetendo o coração às exigências da sua palavra.
A oração deve levar à compreensão e mover a vontade. Não basta sentir bons afetos. É necessário dar mais um passo e alcançar as resoluções do trabalho, com todo o interesse, para futuramente adquirir esta virtude, propondo-se a praticá-la e realizar seus atos. Este é o ponto mais importante e o fruto que não deve ser retirado da oração.

O fruto maduro desta experiência é a capacidade de ver as pessoas, o mundo e a si mesmo com os olhos de Deus.
Com São Vicente devemos dizer muitas vezes: “Ensinai-nos a rezar”. Conceda-nos, Senhor, este dom da oração; ensinai-nos como devemos rezar. Isto é o que Vos pedimos, hoje e todos os dias, com confiança, com grande confiança na Vossa bondade.
É com esta motivação que queremos celebrar a festa deste ano de 2024. Venha e traga sua família para rezar conosco nestes dias!

Programação:
Dia 24 – Terça-feira
Missa de abertura às 17:00h
Convidados especiais: Apostolado da Oração

Dia 25 – Quarta-feira
17:00h Celebração Eucarística
Convidados especiais: Pastoral da Saúde e Rede Feminina de Combate ao Câncer.

Dia 26 – Quinta-feira
17:00h Celebração Eucarística
Convidados especiais: Conferência Santa Faustina e demais Vicentinos.

Dia 27 – Sexta-feira
08h Solene Celebração Eucarística.
Participam da Missa o corpo executivo do hospital, membros da Irmandade da Santa Casa de Maceió, médicos, equipe multidisciplinar e todos colaboradores da instituição.

17h Solene Celebração Eucarística

ORAÇÃO 
Ó glorioso S. Vicente de Paulo, nós vos saudamos protetor do Clero e dos pobres desamparados. Vós tivestes a ventura de compreender o valor infinito da Graça, e tudo fizestes para conservá-la e aumentá-la nas almas, por meio do Clero bem formado na humildade e no amor de Deus. Alcançai-nos do céu, pelas mãos da SS. Virgem, muitas e santas vocações sacerdotais para que não falte ao povo de Deus a Vida da Graça. Amparai os pobres em suas necessidades espirituais e corporais. Fazei-os compreender que, na realidade, são eles os preferidos do Coração de Jesus, pois a pobreza tem imenso valor diante do céu. Aumentai em todos nós o espírito de mansidão e de humildade para que, à imitação do nosso Redentor, e amparados pelo vosso exemplo, cheguemos às alturas, da santidade a que Deus nos chama com tanto amor. Amém

HINO A SÃO VICENTE DE PAULO
– Glória e louvor ao ínclito Vicente, / Oh meu bom Pai e santo protetor,/ Sois na Igreja um sol resplandecente,/ louvar-vos-ei alegre e com fervor.
Ao nosso Deus,/ glória e louvor/ eternamente/ ao Deus de São Vicente ./ Glória e louvor,/ glória e amor/ por nos ter concedido/ protetor tão querido!
– Glória e louvor a quem formou tal alma,/ e a encheu de seu divino amor;/ desde a infância um vivo fogo inflama/ a São Vicente! É luz! É chama ardente.
– Glória e louvor à grande caridade:/ é vivo ardor do servo do Senhor/ Pra consolar a pobre humanidade/ em todo mal e infeliz labor.
– Piedoso Pai, Vicente compassivo,/ Rogai por nós a nosso Salvador,/ e alcançai no dia decisivo/ Nos dê, no céu, da glória o resplendor.
– Glória e louvor ao Santo tão amável,/ que tem o zelo, a paz do Bom Pastor./ Vede-o correr após o miserável./ À sua voz se rende o pecador.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Por favor, escolha a área que deseja conversar para que possamos lhe atender.
//
Consultas e Exames
Fale com nossos atendentes
Marcação de Consultas e Exames