Descoberto gene que provoca a metástase do câncer de mama
A revista norte-americana “Câncer cell” publicou esta semana um estudo do cientista Yibin Kang, professor adjunto de biologia molecular na Universidade de Princeton, que identificou o gene responsável pela propagação do câncer de mama no organismo (a chamada metástase) e pela resistência deste tipo de tumor à quimioterapia.
O gene, chamado de Metadherin ou MTDH, está ativo em 30% a 40% das pacientes. Situa-se em uma pequena região do cromossomo humano e parece crucial para o processo de metástase, ajudando células cancerosas a aderirem de modo firme aos vasos sanguíneos de outros órgãos do corpo.
“Neutralizar este gene nas pacientes afetadas por câncer de mama permitirá alcançar, simultaneamente, dois objetivos: reduzir o risco de recorrência do tumor e de sua disseminação para outros órgãos”, disse Yibin Kang.
“Esta descoberta é de inestimável valia para a medicina, pois a resistência às drogas e à metástase são as principais causas de falhas locais nos tratamentos e pelos óbitos por câncer”, diz o oncologista Marcos Davi Melo, coordenador do Departamento de Oncologia da Santa Casa de Maceió.
O câncer de mama é o segundo mais incidente em todo o mundo, ficando abaixo apenas do câncer de pulmão, com mais de 1 milhão de casos novos por ano em todo o mundo. Só no Brasil são cerca de 50 mil novos casos.
“Em alguns países do primeiro mundo, como os EUA, a mortalidade por esta doença está gradativamente se reduzindo, principalmente à custa do uso rotineiro da mamografia. Com o diagnóstico precoce, o tratamento tem altíssimos índices de cura”, afirmou
Deixe uma resposta