Notícias

Confira as últimas notícias e novidades

Você conhece sua audição? Confira no Envelhecimento Ativo desta segunda (30)

idoso-com-aparelho-auricularO Grupo de Envelhecimento Ativo da Santa Casa de Maceió (Geasc) recebe na tarde desta segunda (30) a presença fonoaudióloga Lidiane Moreira Sales Veloso. Em pauta, uma pergunta: “Você conhece sua audição?”. A programação foi confirmada pelo coordenador do Geasc, professor Geraldo Liberal. O encontro ocorre nesta segunda (30), das 14h às 16h, no Centro de Estudos Professor Lourival de Melo Mota.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) apenas no Brasil mais de 15 milhões de pessoas têm problemas auditivos e deste total somente 40% reconhecem que a audição não anda bem. “Muitos problemas, como a perda de audição, se instalam de forma progressiva e só são identificados em grau mais avançado”, explica a fonoaudióloga Lidiane Moreira.

Entre os idosos, a prevalência dos problemas de audição é ainda maior. Pelo menos 12 milhões de pessoas dos 15 milhões citados pela OMS têm mais de 65 anos e sofrem com algum grau de perda auditiva. “O envelhecimento repercute em toda a saúde do organismo. Com o avanço da idade acontecem alterações degenerativas, consideradas naturais, e que aumentam ainda mais as deficiências que atingem os ouvidos”, ressalta a especialista.

A perda natural de função faz com que os ouvidos percam primeiro a capacidade de captar os sons agudos. Além da idade, fatores como a otosclerose, intoxicações por medicamentos, otites, tumores e outras doenças podem provocar a diminuição da audição. “A redução na capacidade auditiva ainda pode ser acompanhada por zumbido, tonturas e vertigem. Estes dois últimos sintomas estão ligados aos principais motivos de queda na terceira idade”

 

Evento

O Centro de Estudos Professor Lourival de Melo Mota, onde ocorrem os eventos do Geasc todas às segundas, localiza-se no complexo hospitalar da Santa Casa de Maceió na Rua Barão de Maceió. O projeto é gratuito e voltado para homens e mulheres com mais de 60 anos de idade que desejam viver esta fase da vida com qualidade de vida. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (82) 2123-6037.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Por favor, escolha a área que deseja conversar para que possamos lhe atender.
//
Consultas e Exames
Fale com nossos atendentes
Marcação de Consultas e Exames