Notícias

Confira as últimas notícias e novidades

Grupo de Fígado debaterá Hematite B em reunião científica

Vacina contra a hepatite B

Vacina contra a hepatite B

“Diagnóstico e Tratamento da Hepatite B” será o tema em debate na reunião científica do Grupo de Fígado da Santa Casa de Maceió, que ocorrerá nesta sexta-feira (22), às 7 horas da manhã, no Centro de Estudos Professor Lourival de Melo Mota.
O painel será ministrado pela renomada especialista Rosângela Wyszomiska. “Além dos médi-cos da Santa Casa de Maceió, o evento contará com a presença dos residentes, cuja participação será obrigatória”, informa o presidente do Centro de Estudos, o médico Duílio Marsíglia.

HEPATITE B

Conceito
Infecção das células hepáticas pelo HBV (Hepatitis B Virus) que se exterioriza por uma série de sín-dromes, que vão da infecção subclínica à progressiva, rápida e fatal. Os sintomas, quando presentes, são: falta de apetite, febre, náuseas, vômitos, diarréia, dores articulares e icterícia (amarelamento da pele e mucosas).

Complicações
Hepatite crônica, cirrose hepática, câncer do fígado (Hepatocarcinoma), além de formas agudas se-veras como o coma hepático e, por fim, o óbito.

Transmissão
Através da solução de continuidade da pele e mucosas, relações sexuais, transfusão de sangue e derivados e materiais ou instrumentos contaminados, como seringas, agulhas, perfuração de orelha, tatuagens, procedimentos odontológicos ou cirúrgicos, procedimentos de manicure ou pedicure etc. A transmissão também pode ser vertical: da mãe portadora para o recém-nascido, durante o parto (par-to normal ou cesariana). O portador crônico pode ser infectante pelo resto da vida.

Período de Incubação
30 à 180 dias (em média 75 dias).

Diagnóstico
É feito através de exames realizados no sangue do paciente.

Tratamento
Não há medicamento para combater diretamente o agente da doença, tratam-se apenas os sintomas e as complicações.

Prevenção
Vacina, obtida por engenharia genética, com grande eficácia no desenvolvimento de níveis protetores de anticorpos (3 doses). Recomenda-se os mesmos cuidados descritos na prevenção da AIDS, ou seja, sexo seguro e cuidados com a manipulação do sangue. Mais informações em www.dst.com.br.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Santa Casa de Maceió

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Por favor, escolha a área que deseja conversar para que possamos lhe atender.
//
Consultas e Exames
Fale com nossos atendentes
Marcação de Consultas e Exames