Notícias

Confira as últimas notícias e novidades

Infectologista alerta para o fortalecimento das superbactérias

O uso irracional de antibióticos levou ao surgimento de uma nova geração de bactérias capazes de resistir a todas as armas da medicina moderna. “Essas superbactérias matam as bactérias benéficas e não podem ser contidas pela maioria das drogas”, afirmou a infectologista Flávia Rossi (USP), que ministrou conferência hoje no congresso multidisciplinar Santa Casa Saúde 2009.
Também participou do Santa Casa Saúde 2009 na manhã desta quinta-feira a enfermeira doutora Kazuko Graziano (USP), que apresentou um painel sobre a situação atual dos métodos de reprocessamento de artigos termosensíveis após o surto de micobactérias enfrentado pelo País no ano passado.

Para se ter uma idéia do perigo que as superbactérias representam para o homem, os surtos provocados por uma única bactéria, a Staphylococcus aureus resistente à meticilina (MRSA), afetaram centenas de milhares de pessoas nos Estados Unidos mataram 19 mil apenas em 2006.

Conforme frisou a gerente de Riscos e Infecção da Santa Casa de Maceió, Tereza Tenório, há dez anos não se tem novidades em termos de antibiótico no mercado. Enquanto isso, as bactérias desafiam os cientistas ao ganharem maior resistência aos medicamentos.
Ela também destacou as recentes mudanças determinadas pela Anvisa para o reprocessamento de artigos termosensíveis e detalhadas por Kazuko Graziano em sua conferência.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Santa Casa de Maceió

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Por favor, escolha a área que deseja conversar para que possamos lhe atender.
//
Consultas e Exames
Fale com nossos atendentes
Marcação de Consultas e Exames