Banco de Sangue da Santa Casa de Maceió necessita de doações de tipos sanguíneos negativos

Com o estoque baixo, o Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia de Maceió necessita, com urgência, da doação dos tipos sanguíneos negativos O e A. O material irá atender à demanda por transfusões dos pacientes cirúrgicos e oncológicos, de urgência e emergência da instituição. A unidade fica em um prédio separado do hospital, na Rua Barão de Maceió, 354, Centro.

A dificuldade de manter um estoque de tipos negativos começa na captação. “A população não tem o hábito de doar sangue. Em geral, isso acontece em casos específicos, quando ligados a demandas de familiares ou amigos”, disse a assistente social do banco de Sangue, Vanessa Fireman.

O sague coletado vai ajudar a manter um estoque de sangue seguro e garantir o atendimento dos pacientes internos e externos (ambulatoriais) que necessitam de hemocomponentes.

No Banco de Sangue da Santa Casa de Maceió, as doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h30 e das 13h às 16h. O estacionamento é gratuito. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 2123-6240.

TIPOS SANGUÍNEOS – O sangue humano é classificado em grupos e subgrupos, sendo os mais importantes o ABO (A, B, AB e O) e o Rh (positivo e negativo). No Brasil, os grupos sanguíneos mais comuns são o O e o A. Juntos eles abrangem 87% de nossa população.

O grupo B contribui com 10% e o AB com apenas 3%. O sangue O Negativo é conhecido como universal, pode ser transfundido em qualquer pessoa. Mas apenas 9% dos brasileiros possuem esse tipo de sanguíneo. É muito utilizado pelos hospitais, pois é o sangue que salva em situações de emergência. O tipo O positivo é o sangue mais utilizado no Brasil.

DOAÇÃO – Para homens, o intervalo mínimo para doação é de dois meses. Mulheres só podem doar a cada três meses. Para não comprometer o atendimento aos pacientes que precisam de hemocomponentes (sangue e plaquetas), o Banco de Sangue alerta à população de que a doação de sangue deve ser feita antes de tomar a vacina contra o sarampo, uma vez que o tempo de inaptidão é de 30 dias, conforme o RDC nº 5, de 28 de setembro de 2017.

Critérios básicos para doação:

Estar alimentado e em boas condições de saúde;

Ter idade entre 18 e 60 anos;

Portar documento oficial c/foto: (Identidade, Habilitação, Reservista com foto ou Carteira Profissional);

Pesar a partir de 55 kg;

Não ingerir bebida alcoólica no dia anterior;

Dormir pelo menos 6 horas durante a noite.