Câncer: mulheres compartilham experiências e se ajudam mutuamente
Criado em 2008, o Projeto Mama realiza encontros psicoeducativos com mulheres que receberam o diagnóstico de câncer de mama ou que se interessem pelo tema.
Nos encontros, as psicólogas Anamarina Soares e Fabiana Pouza realizam o acompanhamento psicológico em grupo e abrem espaço também para palestras educativas com especialistas como radiologistas, oncologistas, nutricionistas, odontoncologistas, enfermeiras, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, cirurgiões, fisioterapeuta etc.
“O grupo não é apenas receptor de informação. As participantes atuam como multiplicadoras de informação na comunidade em que vivem”, disse Anamarina Soares. Na opinião de Fabiana Pouza, a melhor forma de enfrentar o diagnóstico de câncer de mama e o seu tratamento é conhecer a doença e compartilhar este momento com outras mulheres com o mesmo problema.
Vale destacar o exemplo da gaúcha Carolina Gotacki que, mesmo curada do câncer de mama diagnosticado a mais de 24 anos, ainda hoje faz questão de ajudar as “colegas” que vivenciam esta mesma realidade. Outro exemplo é o de Maria do Socorro Duarte, que em cinco anos passou pelo centro cirúrgico nada menos que dez vezes. Ex-atendente do oncologista Renato Resende, Maria do Socorro já enfrentou um câncer de mama, depois outro na cabeça e uma trombose, mas continua firme na perseverança de vencer sua luta pessoal contra o câncer e de ajudar suas “companheiras”. O grupo volta a se encontrar em 28 de janeiro.
Deixe uma resposta