Santa Casa realiza aula inaugural da Residência Médica 2013
A Santa Casa de Maceió promoveu na manhã desta sexta-feira a aula inaugural da turma da Residência Médica 2013. A solenidade foi presidida pelo provedor Humberto Gomes de Melo, na presença do diretor médico Artur Gomes Neto; da gerente de Ensi-no e Pesquisa, Maria, Alayde Mendonça; do presidente do Centro de Estudos, Duílio Marsiglia; e da Comissão de Residência Médica, Fátima Alécio.
No auditório do Centro de Estudos Professor Lourival de Melo Mota estiveram presentes o corpo de gerentes da Santa Casa de Maceió, o grupo de preceptores da Resi-dência Médica e os residentes Igor Ferreira Pacheco e Luiz Felipe dos Santos de Aguiar (residente da Cirurgia Geral); Márcia Gabrielle Tenório Correia Alves, Emillene Cursi-no Cordeiro e Thiago Montenegro Lyra (da Clínica Médica); Luis Renato de Lima Pe-drosa (Ortopedia); Carlos Eduardo Costa Maranhão (Otorrinolaringologia); Felipe Ba-tista de Brito (Ginecologia/Obstetrícia) e Vanessa Maria Dantas de Morais (Pediatria).
Um momento curioso da solenidade foi a desistência de uma médica residente momentos antes do início do encontro: ela acabara de receber a informação de que havia sido aprovada na residência de sua cidade de origem: Salvador.
Discurso
Em seu discurso, o provedor Humberto Gomes de Melo destacou o caminho tri-lhado pela instituição em busca do título de Hospital de Ensino, que deverá ser reconhe-cimento formalmente pelo Ministério da Educação nos próximos dias.
Ele lembrou que a Santa Casa de Maceió formou várias gerações de médicos antes da abertura da Faculdade de Medicina no campus A. C. Simões. Mantendo-se como campo de estágio, a instituição prosseguiu prestando serviço à população e contribuindo para a formação de acadêmicos de Medicina.
A implantar a Residência Médica, a instituição deu o primeiro passo para atender a todas as exigências do Ministério da Saúde no tocante a ser reconhecida como Hospi-tal de Ensino, o que deverá ser formalizado em breve por meio de portaria publicada no Diário Oficial.
Na oportunidade, o provedor Humberto Gomes de Melo anunciou a parceria com o Cesmac, que transformará a Clínica Santa Juliana em Santa Casa de Maceió – Unida-de Farol. Assim que for assinado o termo de comodato das instalações, a unidade cen-tralizará uma série de serviços destinados a convênios e particulares, entre eles a Emer-gência Pediátrica (que hoje funciona na Emergência 24 Horas), a Obstetrícia 24 Horas (cujos partos eletivos atualmente são realizados no Instituto da Mulher), além de proce-dimentos cirúrgicos pediátricos e femininos.
Deixe uma resposta