Saiba quando o paciente é considerado diabético
Para o diagnóstico laboratorial, o indivíduo é diabético quando sua glicemia em jejum for igual ou superior a 126mg/dl. Quando os níveis de glicemia ficam entre 100 e 125mg/dl significam glicemia de jejum alterada. Nesta situação os pacientes devem ser submetidos a um teste oral de tolerância à glicose, que pode confirmar o diagnóstico de diabetes ou de intolerância à glicose. A intolerância significa tendência a diabetes ou pré-diabetes.
Para a prevenção, o mais importante é a perda de peso, pois 80% das pessoas portadoras de diabetes tipo II estão acima do peso. Então uma dieta balanceada e exercício físico são os principais meios de prevenção do diabetes tipo II.
"A obesidade é o principal fator de risco para o desenvolvimento do diabetes, principalmente a obesidade abdominal, pois provoca no indivíduo o que chamamos de resistência à insulina", explicou Thaís Mendonça, lembrando que a obesidade abdominal é aquela porção de gordura que se instala na região do abdômen, muito comum entre homens e mulheres atualmente.
Deixe uma resposta