Alexandre Toledo visita a Santa Casa de Maceió e defende agilidade na assinatura da contratualização
A assinatura da contratualização entre a Secretaria de Saúde de Maceió e os prestadores de serviço, como hospitais, clínicas e laboratórios, é o primeiro passo para se atender à demanda de hospitais alagoanos, que enfrentam dificuldades financeiras por não conseguirem conciliar as necessidades da população com a produção mensal de procedimentos, o teto financeiro e os valores de remuneração. O diagnóstico é do ex-secretário de Saúde do Estado e atual deputado federal Alexandre Toledo (PSDB-AL) em visita à Santa Casa de Maceió na última segunda-feira.
Conforme explicou Toledo, o governo federal sinalizou estar pronto para assumir alguns encargos financeiros, na área da saúde, que hoje estão sob a tutela dos gestores no âmbito estadual e municipal, mas para tanto é preciso que a contratualização seja negociada e assinada.
O processo de contratualização visa, em tese, garantir o cuidado à saúde de forma integral, equânime, resolutiva, humanizada e de qualidade por meio de mecanismos de contratação, controle, regulação do acesso e de avaliação. A contratualização reúne um conjunto de regras acordados entre o gestor da saúde municipal e os prestadores de serviço definindo valores, quantitativos de atendimento e tipos de procedimentos que cada prestador poderá realizar na média e/ou alta complexidade.
Na visita à Santa Casa de Maceió, o deputado Alexandre Toledo acompanhou atentamente a apresentação do provedor Humberto Gomes de Melo relatando as conquistas em dez anos de gestão à frente da instituição. O parlamentar ficou impressionado com o projeto que prevê a instalação de bombas de infusão em todos os leitos do hospital, já que este tipo de equipamento é usado apenas em unidades de terapia intensiva.
As bombas de infusão ficam instaladas no leito e são utilizadas na alimentação parenteral e administração de medicamentos aos pacientes, sendo configuradas para evitar erros nas dosagens. “O nosso grande diferencial, explicou o provedor, é que elas cobrirão 100% dos leitos e serão monitoradas à distância a partir de painel instalado no Posto de Enfermagem.”
“A Santa Casa de Maceió possui um gestor que pensa a instituição 24 horas, que tem visão de futuro, de gestão e de saúde pública e que se preocupa com o atendimento à população pelo SUS. É por isso que a Santa Casa de Maceió é o maior prestador de serviço do Sistema Único de Saúde em Alagoas tanto na média como na alta complexidade”, disse Alexandre Toledo.
Ele elogiou também a iniciativa do provedor Humberto Gomes de Melo de visitar periodicamente os pacientes internados em unidades que atendem pelo SUS, como o Hospital Nossa Senhora da Guia, a Unidade Irmã Inocência e a Unidade Cônego João Cordeiro Barbosa, aberta recentemente no terceiro pavimento da Unidade Docente Assistencial Professor Rodrigo Ramalho, que se destina ao atendimento assistencial e cuidados paliativos de pacientes com câncer.
Deixe uma resposta