Alagoas contará com dois novos hospitais da Santa Casa de Maceió em 2014
A Santa Casa de Maceió entregará no início de 2014 dois novos hospitais à população alagoana: a Santa Casa de Maceió – Unidade Farol e o Hospital Rodrigo Ramalho. Também implantará uma nova unidade de atendimento geriátrico no complexo hospitalar da instituição e receberá do UNICEF e do Ministério da Saúde, agora em janeiro, o reconhecimento oficial do Hospital Nossa Senhora da Guia como Hospital Amigo da Criança. O anúncio ocorreu nesta semana em almoço no Hotel Jatiúca reunindo jornalistas dos principais veículos de comunicação de Alagoas.
A Santa Casa de Maceió – Unidade Farol será a nova maternidade da instituição para convênios e particulares. Localizado no complexo onde funcionou a Clínica Santa Juliana, no Farol, o hospital assumirá o papel desempenhado atualmente pelo Instituto da Mulher. Além da Emergência Obstétrica 24 horas, a nova unidade contará também com Emergência Pediátrica, absorvendo o atendimento infanto-juvenil realizado hoje pela Emergência 24 horas.
O provedor Humberto Gomes de Melo anunciou ainda a ampliação dos leitos da Unidade Cônego João Barbosa Cordeiro, especializada em cuidados paliativos e já em funcionamento no 3° andar da Unidade Docente Assistencial Professor Rodrigo Ramalho, que hoje reúne diversas especialidades ambulatoriais do SUS, incluindo a cardiologia. Com as internações da Unidade Cônego João Cordeiro Barbosa, o Rodrigo Ramalho passa a atuar não apenas como ambulatório do SUS, mas como o mais novo hospital da Rede Santa Casa de Maceió.
Conquistas em 2013
Em breves palavras, o provedor Humberto Gomes de Melo falou sobre as conquistas da Santa Casa de Maceió no ano em que se comemora os 162 anos de fundação da instituição e os dez anos de sua gestão à frente da Provedoria.
Entre as conquistas elencadas pelo executivo, destaque para o nível 2 da Acreditação, certificado que atesta os investimentos da instituição em procedimentos assistenciais de segurança do paciente. Ele citou ainda o reconhecimento ao cartão Vida e Saúde em congresso nacional que premiou o gerente de Marketing da Santa Casa de Maceió, André Carneiro, com uma viagem à Alemanha para participar de um congresso internacional de hospitais.
A Santa Casa de Maceió também foi reconhecida em 2013 como Hospital de Ensino pelos ministérios da Saúde e da Educação, "status" que abre caminho para a futura Faculdade de Medicina, a ser criada em parceria com a Fundação Educacional Jayme de Altavila, mantenedora do Centro de Estudos Superiores de Maceió (Cesmac).
A vinda de representantes do Unicef e do Ministério da Saúde para a entrega formal do selo Hospital Amigo da Criança ao Hospital Nossa Senhora da Guia foi confirmada pelo provedor Humberto Gomes de Melo. A solenidade de descerramento da placa com o selo está marcada para 29 de janeiro próximo. A obtenção do selo exigiu da unidade uma série de mudanças de procedimentos, cursos de capacitação, envolvimento de profissionais e investimentos na estrutura física do hospital. Uma criteriosa auditoria na unidade, realizada por técnicos de Brasília, conferiu "in loco" que a unidade atendia aos dez passos da amamentação definidos pelo Unicef.
Outro reconhecimento foi o da revista IstoÉ Dinheiro, que traz a chancela da Trevisan Escola de Negócios e das consultorias Economática e Boa Vista Serviços. Após análise de uma série de dados de instituições de todo o pais, a Santa Casa de Maceió foi considerada uma das cinco melhores empresas do Brasil, destacando-se em ranking dominado por empresas de São Paulo. No guia publicado pela IstoÉ Dinheiro, a Santa Casa de Maceió figura como única empresa alagoana e uma das onze do Nordeste que se sobressaíram em 2013 nos 27 setores da economia pesquisados.
Deixe uma resposta