Tempo do jejum pré-operatório reduziu para 5 horas

Equipe de nutricionistas da Santa Casa de Maceió

A Santa Casa de Maceió conseguiu reduzir o tempo médio de jejum de 11h30min para 5 horas graças à implantação do Projeto de Abreviação de Jejum Pré-operatório. A conquista foi comemorada em recente encontro com nutricionistas de todas as unidades da instituição por ocasião do Dia do Nutricionista comemorado neste domingo (31 de agosto).
Coube ao Serviço de Nutrição da instituição elaborar e gerenciar o projeto, que contempla todos os pacientes internados a partir do dia anterior ao procedimento. A iniciativa consiste na ingestão de líquidos, sem resíduos, acrescidos de maltodextrina, até três horas antes da cirurgia, algo impensável pela literatura médica, que prescrevia até recentemente 12 horas de jejum.
Conforme explicou a nutricionista Cynthia Paes Pereira, a abreviação de jejum pré-operatótio visa reduzir o estresse metabólico, a resistência à insulina, a irritabilidade, a desnutrição intra-hospitalar e o tempo de internamento; além de promover uma satisfação dos pacientes devido à redução do período de fome, bem como melhorar a recuperação pós-operatória.
Outra conquista do Serviço de Nutrição em prol dos pacientes é a triagem nutricional. "É comum alguns pacientes serem admitidos com quadro de desnutrição, o que pode se tornar um complicador durante ou após a cirurgia", alertou Cynthia Paes.
A triagem nutricional visa, sobretudo, reconhecer uma condição não detectada na consulta pré-cirurgica, o risco nutricional. A triagem é realizada até 24 horas após o internamento. A equipe avalia efeitos físicos e fisiológicos adversos através de técnicas simples que identificam os pacientes que estão desnutridos ou em risco nutricional ou que possivelmente venham a desenvolver risco.
"De acordo com a classificação do nível de assistência (primário, secundário e terciário), o nutricionista indica a assistência nutricional adequada a cada caso", concluiu Cynthia Paes, lembrando que o sucesso do projeto depende do comprometimento de toda a equipe multiprofissional.
As 16 nutricionistas da Santa Casa de Maceió atuam no complexo hospitalar sede da instituição e em unidades como o Hospital Nossa Senhora da Guia, Santa Casa Farol, Unidade Professor Rodrigo Ramalho e em setores como a Creche São Vicente de Paulo e Casa de Apoio Lenita Wanderley.
O Serviço de Nutrição presta assistência nutricional através de avaliação nutricional, visita periódica, anamnese alimentar, cálculo de dietas; além de realizar pesquisas científicas de nutrição; entre outras atribuições inerentes à segurança do paciente.